Crie uma decoração de Natal incrível para receber convidados em casa

Por Thais Lopes em 28/11/2018

Com o final de ano cada vez mais próximo, é tempo de preparar a decoração de Natal da casa para as festividades. Entre as semanas do Natal e do Ano Novo, as famílias costumam receber muitos convidados em seu lar para celebrarem todos juntos essas datas tão especiais.

Para garantir uma boa recepção das visitas, os donos da casa capricham na limpeza, organização e decoração de todos os ambientes – da sala de estar ao banheiro.

“Melhor do que todos os presentes embaixo da árvore de Natal é a presença de uma família feliz.” – autor desconhecido.

Lumo Studio

Como receber mais calorosamente os convidados

Desde a véspera até o fim do dia de Natal, muitas pessoas podem aparecer num determinado endereço, convidadas ou não, para visitar a família. Essa é a tradição!

A decoração é o que nos coloca no clima das festas de final de ano. Por isso, é importante manter a casa ajeitada e enfeitada para receber bem as pessoas e reafirmar a mensagem positiva da data com muita alegria.

A ideia não é ostentar. O objetivo de preparar a casa para o Natal com enfeites é deixar todos mais felizes e envolvidos com a data. É para acender aquela “chama” nos corações, fazendo com que todos reflitam sobre a mensagem de amor entre as pessoas. Basta ser criativo!

Gabriele Barotto e Carol Bezerra

As diversas opções de decorações natalinas para a casa

No Brasil, a maior parte das casas prefere adotar o padrão de decoração norte-americana e europeia, com enfeites característicos desses locais. Assim se espalham os pinheiros, guirlandas verdes, artigos que imitam neve e bonecos com roupas de inverno .

De alguma forma estes itens são uma tentativa de contar a história do nascimento de Jesus Cristo. Ainda assim, muitas vezes é da forma como nossos colonizadores trouxeram para a América do Sul.

MeyerCortez Arquitetura & Design

De qualquer maneira isto não muda o fato de que estamos num país tropical, assim, variações dessa decoração europeia são muito bem-vindas. Pode parecer estranho, mas em pleno verão já não usamos suéteres, isto já é uma mudança. Mas, o que mais podemos fazer?

Vamos começar pelas cores. O tradicional verde e vermelho pode ser substituído por tons mais cítricos, como o laranja e o amarelo. Depois, também as texturas. Muitos objetos para a própria árvore de Natal podem fazem relação com as riquezas encontradas em terras brasileiras – minerais como ágata e quartzo, por exemplo.

Decoração natalina com tema tropical

Fazendo uma pesquisa rápida na internet é possível encontrar vários bons exemplos de decorações natalinas com o tema tropical. O tradicional pinheiro é substituído por outras espécies vegetais, como a tuia ou a palmeira.

As flores de Natal – chamadas de poinsétia -, são trocadas por rosas, estrelícias, margaridas e hibiscos. Outros itens originais podem surgir em meio aos arranjos, incluindo até os mini guarda-sóis.

A mesa da ceia natalina tropical pode apresentar um visual mais alegre e despojado. As toalhas podem ser em cores diferentes, como rosa. Os centros de mesa, conter folhas e frutos, como a banana, o abacaxi e a laranja. Enfeites formados por suculentas e Papais Noéis trajando roupas de verão dão um tom de frescor. Tudo mais condizente com o clima sentido na data em países do hemisfério sul.

Renata Matos

Ideias de decoração para o Natal em casa

Para deixar a casa mais charmosa e acolhedora durante o período do Natal não se precisa de muito. Um detalhe ou outro acrescido aos ambientes já fará a diferença.

O importante é não poluir os espaços com excessos – isso mais prejudica do que ajuda para que o lar fique bonito. E também saber escolher bem as peças, de modo a dar às pessoas a ideia de que tudo foi pensado para elas, e com carinho.

A primeira mensagem de boas vindas já é dada logo na porta de entrada – por isso é que se costuma usar uma guirlanda ou outro enfeite similar fixada nela. Depois, adentrando o hall de entrada e a sala de estar, a pessoa pode ser surpreendida com uma variedade de outros enfeites, com destaque para o pinheirinho. Na verdade, cada canto pode receber um detalhe especial, um laço, uma vela ou uma luz pisca-pisca.

Lumo Studio

Nem mesmo as áreas molhadas devem ficar de fora. Como no Brasil as cozinhas são o maior “ponto de encontro” das famílias, este ambiente também deve ser preparado para o Natal. Não quer dizer que ele tenha de ter muitos adornos alusivos a data, mas arranjos e outros acessórios que transmitam a ideia de que todos os setores da casa estão preparados para a festa – não se esquecendo, também, dos banheiros.

Renata Matos

A mesa da ceia é um detalhe importante da decoração que se deve preparar tanto no dia de Natal quanto no de Ano Novo. Seu visual não é igual à de nenhuma outra refeição. Ela é mais requintada.

Por isso, algumas pessoas resolvem, nestas duas datas, usar seus jogos de pratos, travessas, talheres, copos e taças mais bonitos. Também toalhas, sousplats e guardanapos decorados; além de centros de mesa.

MeyerCortez Arquitetura & Design

Gostou das ideias? Comece, agora, a preparar a sua casa para o Natal, seus convidados vão perceber que cada detalhe foi preparado com muito carinho!

Estas dicas para decorar a casa para o Natal foram criadas pela equipe Viva Decora.