Geladeira retrô: cozinhas mais alegres e cheias de estilo

Por Thais Lopes em 08/12/2020

Certas peças de design jamais saem de nossa memória. Sua tecnologia parece tão incrível que ainda inspira os projetos atuais. Um exemplo é a geladeira retrô. 

+ Cantinho do café: como montar um espaço especial para esta paixão brasileira

Embora fabricadas nos dias de hoje, e contendo diversas funcionalidades que combinam com a vida contemporânea, lembram os modelos antigos de geladeiras, dando um toque muito especial às decorações de cozinha pequena, se tornando um destaque, e também a cozinhas de outros tamanhos.

cozinha retro

Monise Rosa

Os novos modelos de geladeiras retrô

Realmente, não há dúvidas de que os novos modelos de geladeiras são bastante surpreendentes. Sua tecnologia é tão avançada que quase nem lembramos, ao olharmos estes produtos nas lojas, de que se trata apenas de um equipamento para a cozinha, e não uma forma revolucionária de nave espacial. 

Brincadeiras à parte, é claro que o seu design expressa aquilo que melhor temos na atualidade, remetendo a uma ideia de futuro.

Mas, às vezes, algumas pessoas podem querer preservar uma certa estética para a casa mais acolhedora, lembrando um passado de grande sucesso e autenticidade. Muitos artigos desenvolvidos no período moderno têm mudado completamente a história da arquitetura e do design de interiores. Eles expressam muito estilo e têm um charme único, em um nível que, infelizmente, os novos modelos nem sempre alcançam.

cozinha retro

Revista Viva Decora

Algumas geladeiras fabricadas no passado não apresentam tantas funcionalidades, mas ganham nossa atenção pela estética. 

E os fabricantes tentam copiar os seus traços – mantendo, em certos produtos, bordas arredondadas, pés palitos, logotipoe em caligrafia mais trabalhada, revestimento em cores vivas, e puxadores mais finos. São as geladeiras retrôs. Por fora, um visual nostálgico; por dentro, a mais alta tecnologia.

Há várias marcas e modelos de geladeiras retrô à venda no mercado – incluindo frigobares. Os modelos mais populares apresentam cores como preto, vermelho e amarelo. 

Também existem outros em cores como azul, rosa, laranja e verde. E ainda é possível pegar a estrutura de uma geladeira velha e restaurá-la, transformando-a em um equipamento totalmente moderno.

cozinha retro

Revista Viva Decora

Como usar geladeira retrô na decoração

Geladeiras retrô são peças de design capazes de transformar o visual das decorações de cozinhas. Obviamente, sua presença nestes ambientes chama bastante a atenção, podendo ser o ponto focal de maior importância no cenário. 

Isto acontece de forma ainda mais clara quando uma geladeira retrô é inserida em uma decoração de cozinha de traços totalmente contemporâneos e futuristas.

O contraste entre o novo e o antigo é mesmo muito interessante. É como se a geladeira retrô, de algum modo, “quebrasse” qualquer resquício de seriedade e monotonia da decoração. 

E quando o modelo de geladeira retrô escolhido é colorido, o efeito é ainda mais poderoso, deixando a cozinha com visual mais alegre e acolhedora. E o ambiente, antes frio, torna-se mais caloroso, mais “família”.

cozinha geladeira retrô

Revista Viva Decora

cozinha geladeira retro

Revista Viva Decora

Claro que se pode pensar em usar uma geladeira retrô de modo diferente, mais discreto, sem impactar tanto o olhar. Assim explica a arquiteta Marina Dubal, em reportagem de Correio Braziliense. Ela diz o seguinte:

“O design retrô deixa a peça mais irreverente, mas em cores neutras pode se encaixar em ambientes clássicos, (…) o ideal é que, nesses casos, essa peça esteja em segundo plano.”

cozinha geladeira retro

Espaço do Traço Arquitetura

Mais ideias para colorir uma cozinha planejada

Decorações coloridas funcionam muito bem em propostas de cozinhas planejadas. O ponto mais significativo de cor previsto pode vir justamente de uma geladeira retrô. 

Com certeza, uma peça como esta deve ter uma presença muito significativa no cenário e, sendo assim, precisa ser respeitada como protagonista. Todavia, é possível escolher uma geladeira retrô mais neutra para cozinha e colorir o cômodo de outra forma.

cozinha geladeira retro

Revista Viva Decora

Atualmente, as tecnologias permitem a fabricação de uma marcenaria sob medida e com possibilidade de personalização de detalhes para decoração de cozinha. Sua caixa externa pode ser colorida de muitas cores ou receber uma película texturizada. 

Também é possível colorir as cozinhas por meio de seus utensílios, acessórios e revestimentos de piso e de parede – os ladrilhos combinam bem com a temática retrô. 

Aliás, é preciso destacar que as geladeiras retrôs coloridas podem fazer conjunto com outros equipamentos para cozinha. Já existe uma linha completa, incluindo batedeira, liquidificador, torradeira e mais. E que é possível ver na cartela de alguns fabricantes modelos de fogão e coifa em estilo retrô e cores vibrantes, tudo combinado.

E entre estes objetos todos, é possível acrescentar ainda mais cor na decoração da cozinha. Por exemplo, com vasinhos de plantas – temperos e ervas -, cestas de frutas, cortinas, potes de condimentos, livros de culinária, e mais. 

Seja criativo. Inspire-se com as imagens deste texto e escolha o modelo ideal de geladeira retrô para sua cozinha!.

Essas dicas de decoração de cozinha com geladeira retrô foram criadas pela equipe Viva Decora.