Cozinha modulada e ambientes em decoração escandinava

Por Thais Lopes em 01/06/2020

Todos já devem saber, mas não custa lembrar: existem vários e vários modelos diferentes de armários e ornamentos para casa à venda nas lojas. 

Isto quer dizer que se você quisesse montar uma cozinha modulada completa poderia escolher qualquer estilo que preferisse. O que acha de ambientar a sua casa no estilo escandinavo? Esta é uma forte tendência em decoração, conheça!

cozinha modulada

João Paulo Amaral e INÁ Arquitetura

O que é o estilo escandinavo de decoração?

Se você nunca ouviu falar no estilo escandinavo, não tem problema, pois até que faz sentido isto. É que este modelo de decoração não surgiu no Brasil – aliás, ele é bem diferente de tudo que estamos acostumados a ver por aqui. 

Na verdade, trata-se de um estilo nórdico, ou melhor, de um estilo que surgiu lá pela Europa, por países como Finlândia e Noruega. E o que ele tem de diferente? Bom, é o que vamos ver a seguir.

cozinha-modulada

Revista Viva Decora

Não tem como não ficar encantado pelo estilo escandinavo. Ele é bem elegante e atemporal. Apresenta um leve toque de rusticidade, mas não chega a ser cansativo. 

Em suma, ele até é bem aconchegante e acolhedor. E é exatamente por isto que vem ganhando tantos admiradores pelo mundo. Só que não combina muito bem com o clima dos trópicos. Mas, se você não vê problema com isto, pode seguir a tendência.

cozinha modulada

Revista Viva Decora

Aplicando o estilo pela casa toda

Tenha em mente que, embora pareça super elegante, a decoração escandinava é composta por elementos básicos e até mesmo mais sustentáveis e econômicos. É difícil resumir o seu charme. 

Mas vamos lá, é um estilo que mistura o moderno e o tradicional, o novo com o envelhecido. Se você deseja decorar a sua casa nesta linha, comece utilizando uma paleta de cores neutras.

O escandinavo, aliás, lembra muito o minimalista. Mas, talvez, ele ganhe nos detalhes ornamentais, que deixam os ambientes muito bonitos e confortáveis. 

Não há exageros ou luxos. Use móveis simples. Itens metalizados – como os em rose gold – super combinam com este tipo de decoração. E abuse também das plantas e de outros itens extraídos da natureza – como folhas e galhos.

cozinha modulada

Revista Viva Decora

cozinha modulada

Inside Arquitetura e Design

Se valha de peças artesanais, tipo tricô e crochê, principalmente como almofadas, mantas, tapetes e edredons – a não ser que a sua casa seja localizada em zona quente do Brasil. Também use artigos em fibra, como cestarias; espelhos e quadros com paisagens naturais; para contrastar, revestimentos em linhas geométricas; e muita, mas muita luminosidade.

Veja o que disse a arquiteta Camila Valentini, em reportagem de Revista Zap Imóveis:

“É (o estilo escandinavo) uma “decor” mais limpa, sem excessos, com muita luminosidade, pois tem a questão do frio do norte europeu. É feita de linhas retas, formas simples e cores neutras.”

cozinha modulada

Daniel Oliveira e Ana Claudia

cozinha modulada

Inside Arquitetura e Design

Cozinha em estilo escandinavo

Cozinha é o tipo de ambiente que precisa ser muito bem decorado, pois além de possuir uma função muito importante dentro de casa será bastante frequentado. 

E um modelo de design de armários que você pode adotar para a ambientação deste ponto tão especial do seu imóvel é o estilo escandinavo. O resultado final será um cenário bastante agradável, combinando com as suas necessidades de vida moderna.

Não se preocupe, não é difícil compor uma cozinha completa em estilo escandinavo. Comece com móveis simples, de linhas retas, acabamento liso e formas geométricas simétricas. 

Os módulos de armários podem ter cores como branco e cinza – rosa e azul também combinam neste caso, basta ver os exemplos neste texto. E os tons amadeirados enfatizam aquele aspecto natural presente nas decorações nórdicas.

cozinha modulada

Daniel Oliveira

cozinha modulada

Favorita Movdecor Favorita

Cores mais vivas, deixa só para os detalhes da decoração da sua cozinha – como revestimentos de parede ou de piso, alguns utensílios e mais. Mas, é claro que é importante pesquisar formas de personalizar melhor este ponto da sua casa. Este é um ambiente significativo para os brasileiros. 

Sendo assim, use toalhas ou qualquer outra coisa que torne este local mais acolhedor e a sua cara e de sua família.

cozinha modulada

Revista Viva Decora

Falamos neste final de texto das cozinhas moduladas, mas, pelo que você já viu, o modelo escandinavo pode ser aplicado à decoração de vários ambientes. 

Que acha de experimentar em sua casa?

Essas dicas de decoração escandinava para a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.