Descubras as cores perfeitas para o quarto de seu bebê

Por Thais Lopes em 29/05/2019

Se você ainda acha que meninas só podem usar rosa e meninos só azul, lamentamos informar que suas ideias estão ultrapassadas. 

No passado, esta era a regra que valia para ambientação de quarto de bebê. Porém, hoje, as pessoas sabem que podem ousar mais nesse tipo de ambiente, explorando paletas variadas de cores.

cores quarto bebe

Revista Viva Decora

Características gerais das decorações para quarto de bebê

Quarto de bebê é um ambiente que deve ser pensado a parte da decoração de um imóvel. Isso porque ele precisa apresentar, obrigatoriamente, certas características específicas visando ajudar a criança a crescer melhor.

Esse ambiente precisa ser mais lúdico, mais estimulante, bom para o seu desenvolvimento motor e também intelectual. Assim, um dos modo de manipular o espaço para tal fim é através das cores.

Arquitetos e designers de interiores utilizam sempre as cores para alterar a percepção das pessoas com relação aos espaços. O mesmo pode ser feito para seus clientes crianças; tudo vai depender do plano dos pais.

A personalidade da família já revela um pouco sobre o estilo de decoração mais adequada para o cômodo  – talvez em estilo clássico romântico, sóbrio moderno ou colorido despojado. É nisso que deverá ser baseada a tabela de cores.

cores quarto bebe

Revista Viva Decora

Como escolher a cor certa para o seu filho

Agora, uma coisa que você precisa ter em mente é que se as cores afetam os sentimentos e o comportamento dos adultos. E que, do mesmo modo, isso também acontece com as crianças. Quer dizer que as cores escolhidas pelo designer ou pelos pais para os móveis, revestimentos e ornamentos do quarto de bebê irão alterar seu desenvolvimento.

Digamos que uma das características do seu filho seja a introspecção. Talvez você queira que ele aprenda a ser mais ativo, comunicativo e sociável.

Pois bem, estas são questões que podem começar a serem trabalhadas – antes mesmo do aprendizado escolar – por meio da ambientação do quarto. Nesse caso, são indicadas decorações em cores como amarelo e laranja, que remetem à energia e à cooperação.

cores quarto bebe

BG Arquitetura

Agora, se seu filho for sempre muito agitado, você pode ter problemas para controlá-lo. Se seu quarto é pintado de vermelho, por exemplo, ele ficará sempre demasiadamente entusiasmado e terá problemas para se concentrar e dormir.

Assim, para deixá-lo mais tranquilo, é melhor apostar num quarto em tons de verde, azul, malva ou rosa claro, por exemplo. Não sinta receio em escolher essas cores, isso não afetará a capacidade criativa da criança!

cores quarto bebe

Revista Viva Decora

Claridade é bom, mas em excesso pode causar tédio, tristeza e melancolia. Já o preto é elegante, mas em excesso pode causar medo. Estes são sentimentos não são desejáveis para nenhuma criança.

Então, uma ideia é utilizar cores neutras em quarto de bebê, como cinza e bege, deixando os tons mais vibrantes para os detalhes. Lembre-se também de estudar as geometrias dos objetos para estimular sempre a imaginação do seu pequenino!

cores quarto bebe

Revista Viva Decora

Cores empregadas em decoração contemporânea para quarto de bebê

Não muito tempo atrás, quando alguém queria comprar artigos para quarto de bebê, só encontrava itens nas cores amarelo, verde, azul e rosa claros.

Tudo era “comportado” demais. Qualquer decoração parecia sair sempre em estilo clássico – suave, delicada e meiga. Porém, apesar de bonita, nem sempre agradava os pais, pois não combinada com sua personalidade, com seu jeito de ser ou com seu conceito de morar.

cores quarto bebe

Andrea Bento

Ensaios artísticos contemporâneos provaram que é possível montar ambientes infantis confortáveis, equilibrados e elegantes também em cores mais escuras. Hoje em dia, em sites e revistas, podem-se ver vários exemplos de decoração própria para bebês em cores como preto, verde escuro e até vermelho. Inclusive, há propostas com paredes totalmente cobertas com painéis multicoloridos.

cores quarto bebe

Revista Viva Decora

Trabalhar com tantas cores em um único quarto de bebê não é de todo ruim. Afinal, esse ambiente é o primeiro contato da criança com o mundo. Antes de crescer, ela vai explorar o desconhecido à sua maneira.

cores quarto bebe

Revista Viva Decora

Para que possa fazer relações mais inteligentes e criar soluções para problemas – ou seja, ser visionária -, suas faculdades precisam ser, antes, orientadas. Faça isso por seu filho começando por planejar a decoração de seu quarto!

cores quarto bebe

Revista Viva Decora

Onde acrescentar cor no quarto de bebê

As paredes são as primeiras superfícies nas quais é possível aplicar cores em interiores. Mas, num quarto de bebê, existem outros pontos onde acrescentá-las:

  • No piso, por exemplo, com tapetes;
  • Na cama, com lençóis e edredom;
  • Na janela, com cortina;
  • Também em móveis, quadros, luminárias, prateleiras, nichos e brinquedos;
  • Por fim, até o teto pode ganhar mais profundidade com uma mão de tinta em tom mais forte.
cores quarto bebe

Revista Viva Decora

Gostou das ideias? Quais das cores você achou ideais para o quarto do seu bebê?

Estas dicas de cores para quarto de bebês foram criadas pela equipe Viva Decora.