Como limpar o micro-ondas corretamente?

Por Patricia Machado em 14/06/2017

Quando se pensa em cozinhar, é quase inevitável não utilizar o micro-ondas. A invenção facilita o preparo de muitas refeições e também é capaz de acelerar o processo. No entanto, por ser considerado um item integrado ao cotidiano, muitas pessoas esquecem que esse utensílio pode acumular sujeira e até comida e que precisa ser limpo periodicamente.

+ Cinco erros comuns na hora de limpar a casa

+ Seis erros que você provavelmente está cometendo na hora de organizar a casa

“As pessoas costumam esquecer de limpar o micro-ondas e só lembram quando ele já está inutilizável. Como elas acham que limpar esse utensílio é fácil, elas acabam dando prioridade para outras coisas”, explica Juliana Faria, diretora da Yru Organizer, empresa especializada em organização. “O micro-ondas costuma ser o ‘salvador da pátria’ por aquecer muita coisa. Mas, depois do fogão, este item seria o campeão no acúmulo de sujeira”, completa.

A falta de limpeza pode trazer sérios danos ao equipamento e a saúde. O acúmulo de sujeira e resíduos pode causar manchas e até proporcionar a proliferação de bactérias que contaminarão o alimento que será aquecido. Ao longo do tempo, o cheiro do utensílio também começará a ficar desagradável.

Apesar de ser muito utilizado, muitas pessoas esquecem se limpar o micro-ondas

Apesar de ser muito utilizado, muitas pessoas esquecem de limpar o micro-ondas

Dentre os erros mais comuns na hora de limpar o equipamento, as pessoas costumam usar palha de aço e produtos de limpeza como removedor, cloro, saponáceo, álcool e desinfetante. Isso pode riscar o micro-ondas e causar manchas. “O uso de produtos muito fortes aumentam o risco de contaminação. Caso sobre um pouco de produto no micro-ondas, ele pode contaminar a comida porque irá derreter e cair nos alimentos”, afirma a especialista.

Além disso, para evitar o aparecimento de ferrugem, o micro-ondas não deve ser exposto à umidade. Outra dica é deixar a porta do utensílio aberta por alguns minutos após o aquecimento de uma comida que tenha deixado o seu interior úmido.

Como limpar o micro-ondas corretamente?

Limpar o micro-ondas é bem mais simples do que se imagina. A limpeza para promover a manutenção do equipamento deve ocorrer uma vez por semana. Caso contrário, o utensílio teve ser higienizado assim que apresentar alguma sujeira. “Esperar muito tempo para limpar uma sujeira fará com que ela grude e fique seca. Isso vai dificultar o processo de limpeza”, orienta Juliana.

Para higienizar o micro-ondas, basta utilizar detergente neutro e água. Confira o passo a passo:

  • Dilua duas gotas de detergente neutro em um copo com o equivalente a dois dedos de água
  • Ao mexer, a solução fará um espuma. Molhe uma esponja macia neste líquido
  • Passe a esponja na parte interna do micro-ondas
  • Depois, pegue um pano seco e limpe o utensílio, secando as partes que ficaram úmidas

Caso o micro-ondas esteja com mal cheiro ou com alguma sujeira grudada, você pode fazer uma receita caseira para resolver o problema. Coloque quatro gotas de limão em uma xícara de café com água. Depois, aqueça o líquido no micro-ondas por 50 segundos. Ao final, mantenha o micro-ondas fechado por dois minutos.

O vapor dá água será capaz de amolecer os resíduos e o limão acabará com o mau cheiro. Após esta etapa, use um pano para retirar a sujeira. “Para limpar a grade externa que o micro-ondas possui, passe uma escovinha. Se houver algo grudado, use um pano seco”, diz a especialista. Além disso, lembre-se de nunca molhar o painel digital.

Fotos: Getty Image