Como decorar a sala de jantar para receber os amigos?

Por Mariana Castro em 07/06/2018

Preparar um prato especial para quem você ama, reunir os amigos para uma noite de queijos e vinhos, além de curtir um almoço de domingo com a família são os grandes prazeres de quem gosta de receber convidados. E se você quer que sua sala de jantar seja o ambiente perfeito para isso, existem diversas maneiras de torná-la muito aconchegante.

+ Quatro dicas para deixar a sala mais moderna usando o sofá

+ Como decorar a sala de jantar e acertar na escolha da mesa?

O blog Viva Decora selecionou alguns modelos de sala de jantar que vão inspirar você a criar a decoração ideal para esse ambiente da casa. Confira:

Lustres requintados

Se você é adepto dos jantares petit comité, com poucos convidados e muito glamour, uma boa ideia é investir em móveis com design inovador e, principalmente, um lustre que chame atenção. Para deixar o ambiente ainda mais luminoso, uma parede espelhada pode dar o toque especial à decoração.

Foto: Cássia Giacomazzi

Poltronas confortáveis

A maioria das mesas de jantar é rodeada por cadeiras comuns. Para fugir disso, uma ideia inovadora é utilizar poltronas, caso haja espaço para elas. Com lugar para apoiar os braços e um estofamento mais confortável, com certeza elas deixarão seus convidados mais à vontade para permanecer um longo tempo à mesa, conversando e apreciando a comida.

Foto: Codecorar

Mesa quadrada

Para um jantar entre amigos, mesas muito compridas não são a melhor opção, uma vez que fica difícil conversar com quem está na outra ponta da mesa. Se você quiser evitar isso, mesas quadradas podem ser a alternativa perfeita. Com elas, é fácil acomodar grupos de até oito pessoas, garantindo que todos estejam próximos o suficiente para bater um bom papo e confraternizar juntos.

Foto: Grace M. F. Srulzon

Simplicidade

Sua turma é mais descontraída e gosta de um ambiente moderno e descolado? Opte por móveis de linhas mais retas, sem muitos detalhes. Cadeiras de materiais alternativos, como plástico, podem ficar bem interessantes, se escolhidas com cuidado. Outra dica é usar luminárias bem diferentes, nada daqueles lustres que parecem retirados de palácios.

Foto: Nathalia Bilibio

Integrada à cozinha

Unir a mesa de jantar ao balcão da cozinha é tendência no mundo da decoração. Além de um ambiente mais amplo, isso permite que você demonstre todos os seus dotes culinários e prepare a refeição em companhia dos amigos, enquanto degustam um bom vinho e aperitivos feitos na hora, por exemplo.

Foto: Très Arquitetura

Varanda gourmet

Para quem tem varanda no apartamento, não há investimento mais válido do que uma varanda gourmet. Ela pode se unir à sala, ampliando o ambiente e tornando-o aconchegante para receber o grupo de amigos. Se for bem projetada, pode contar até com uma churrasqueira e garantir a festa!

Foto: Renata Cáfaro

Por Viva Decora