Como decorar a casa com cores quentes?

Por Redação Apontador em 28/02/2017

Com a chegada do verão, o uso das cores mais vivas aumenta e pode ser explorado na decoração de diversos ambientes. A paleta de cores fortes aquece e coloca dentro das casas toda energia e bem-estar que são próprias da estação.

+ Dicas para ter uma varanda decorada

+ Sete dicas para ter uma casa mais sustentável

O vermelho, laranja e amarelo possuem todas as características do calor, pertencendo ao grupo das cores quentes, vivas e estimulantes. Essa categoria funciona muito bem nos espaços sociais da casa, como cozinha, sala de jantar, hall de entrada e varanda. Por conta de seus estímulos sociais, é notório o uso em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e bares, onde a socialização associada ao ato de comer e beber são fundamentais.

No entanto, por serem cores contrastantes, a mescla com cores neutras e tranquilizantes são sempre indicadas. Afinal, a alta temperatura e o grau de reflexão da luz, no caso do amarelo ou laranja, por exemplo, são bastante significantes. Por isso, se usado em excesso, estimulam os olhos de forma excessiva, causando cansaço visual e inquietação.

cores quentes em casa - imagem 2 - viva decora

Cores quentes combinam com tons de cinza e bege e com cores mais opacas. Dessa forma, é possível obter um ambiente harmônico e equilibrado. Esse tipo de contraste causa a sensação de amplitude e equilíbrio visual.

Para os mais tímidos, a dica é apostar em um ponto focal para trazer a tonalidade, como almofadas, adesivos de parede, quadros, pôsteres e aparelhos de jantar, que são sempre uma boa pedida para deixar o ambiente em alta.

cores quentes em casa - imagem 3 - viva decora

Por Bianca Alvareng para o blog do Viva Decora