Ideias para combinar sofá e poltrona na decoração da sala de estar

Por Thais Lopes em 20/08/2019

A sala de estar é o cartão de visita da casa, o espaço que fica em evidência e reúne moradores e convidados.

Observando pela primeira vez a sala de estar do imóvel, aquele raio-x geral que fazemos ao chegar em um novo lugar, sempre há aquela peça que chama mais atenção da visita. Talvez essa pessoa conclua que não há nada mais relevante neste cômodo do que o conjunto sofá e poltrona – ou poltronas. De fato, a boa parceria destas peças é primordial para a harmonização deste ponto da casa.

Se você está começando a decorar o seu lar, pode estar na dúvida sobre como combinar sofá e poltrona. Não se preocupe, pois elaboramos este texto com dicas especiais para ajudar a solucionar mais facilmente esta tarefa. Confira!

sofá e poltrona

Felipe Hess

Por que sofás e poltronas são peças de extrema importância em decorações de sala de estar?

Pode-se dizer que nenhuma sala de estar estaria completa sem um assento confortável. O sofá pode ser a peça de maior importância na decoração deste tipo de ambiente. Contudo, nem sempre ele será capaz de abrigar todas as pessoas residentes ou visitantes do imóvel. 

Nesse caso, uma solução é recorrer a bancos, puffs e poltronas – as melhores aliadas dos conjuntos de sofás.

sofá e poltrona

A1 Arquitetura

Como já sabemos, poltronas são como ponto de apoio, possíveis assentos extras. Mesmo que o sofá seja o elemento prioritário dentro da decoração de uma sala, suas parceiras podem ser o ponto de cor principal do ambiente. 

Dispostas ao seu lado, as poltronas ajudam a dar o fechamento do layout do setor decorado, orientando a circulação no local e deixando as pessoas em posição mais confortável para conversarem.

As poltronas ainda podem estar distribuídas em outros pontos da sala de estar, não ficando restritas a acompanharem os sofás. 

Por exemplo, elas podem preencher uma área de parede vazia – sendo posicionadas uma ao lado da outra. Ou, então, podem criar uma outra zona independente dentro do cômodo, como um canto de leitura ou de chá – acompanhadas de mesinhas e luminárias.

sofa e poltrona

GF Projetos

sofá e poltrona

Daniela Dantas

Como combinar sofá e poltrona dentro de decoração de sala de estar?

Então, já deu para perceber que sofá e poltrona são uma dupla que pode surpreender, certo?

Estas peças podem combinar ou contrastar de acordo com a proposta do arquiteto ou designer de interiores. Aliás, estes profissionais são capazes de encontrar as formas mais criativas de equilibrar, em seus projetos, formas, estilos e cores de móveis.

– Combinar ou contrastar sofá e poltrona

Na hora de escolher qual modelo de sofá e poltrona comprar para a casa, a pessoa deve refletir com calma sobre as peças em estilo, formato, material e cor que deseja ter. 

Algumas fabricantes facilitam esta escolha oferecendo conjuntos completos de estofados de uma mesma marca e série. Esta é uma alternativa menos arriscada de criar espaços harmoniosos, mas sem grandes atrativos.

sofá e poltrona

A1 Arquitetura

Combinar sofá e poltrona é uma opção melhor a ser considerada! Claro, tudo vai depender daquilo que for estabelecido pelo decorador para a sala de estar. 

Pode ser que o projetista queira destacar um elemento ou outro. Isto pode ser feito alternando peças diferentes. Desse jeito também é possível brincar com a importância dos objetos, mudando sua hierarquia no espaço.

Assim, o sofá sempre terá importância dentro nas decorações de sala de estar. Agora, pode ser que visualmente um conjunto de poltronas em tecido mais colorido, estampado, vá chamar mais a atenção do observador. 

Mas, se a pessoa usar poltronas em uma cartela de tons mais suaves obterá outro resultado, colocando o sofá, provavelmente outra vez, em primeiro plano.  As possibilidades são muitas!

sofá e poltrona

Karen Pisacane

sofá e poltrona

Marília Veiga

– Combinações de sofá e poltrona para inspirar

Independente de a pessoa escolher combinar ou contrastar sofás e poltronas em casa, sempre será preciso encontrar uma forma de deixar as coisas em harmonia. 

Se as peças estofadas forem de modelos diferentes, o estilo deverá ser o mesmo. Sendo o design delas diferente, o material de fabricação ou a cor deverá ser igual. Ou seja, tem que haver uma característica em comum entre os móveis, algo que os “ligue”.

sofá e poltrona

Ana Paula Briza e Actual Design

Imóveis sofisticados, mesmo que apresentem itens de períodos, formatos e linguagens estilísticas distintas, demonstram sempre uma unidade decorativa. 

Claro que cada um de seus ambientes vão – principalmente por razões funcionais – apresentar características específicas. Mas, ambientações que sigam uma mesma linha de design, do hall ao quarto, podem parecer um tanto quanto monótonas. Qual a alternativa? Criar pontos de contraste!

Talvez a pessoa tenha medo de ousar e apostar em itens de estilo eclético, em diversidade, passando longe dos erros. Agora, o único jeito de quebrar qualquer “clima tradicional” é acrescentando, em um canto ou outro da casa, móveis de épocas, estilos, formatos, tamanhos e materiais diferentes. O desafio de manter a harmonia será maior, mas valerá a pena!

sofá e poltrona

Start Arquitetura e Consuelo Jorge

sofá e poltrona

Maria Laura Coelho e Patricia Bergantin

Em sua casa, o que vai ficar melhor, contraste ou harmonia entre esses elementos? Na dúvida, lembre-se do velho ditado: “os opostos se atraem”!

Essas dicas de como combinar sofá e poltrona foram criadas pela equipe Viva Decora.