Verão: renove os colchões nessas férias

Por Thais Lopes em 20/01/2020

Dormir pode ser, em alguns casos, o melhor remédio. Depois de meses de trabalho e estudo, chegam as merecidas férias. 

Então, neste momento, o que as pessoas mais desejam é poder chegar em casa e descansar em confortáveis sofás ou camas com macios colchões. E após algumas boas noites de sono seu organismo se recupera e sente que já está pronto para mais um novo ano de muitas atividades.

Agora, tudo isto só é possível com o colchão certo. Saber escolher esta peça faz toda a diferença para a decoração de interiores. Este texto apresentará algumas informações bem relevantes que devem lhe ajudar nesta difícil tarefa. 

colchoes

Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

Os tipos de colchões disponíveis no mercado

De fato, colchão não é tudo igual, assim como a altura e o peso de cada usuário. E tem que se levar em conta esta relação, pois isto servirá de parâmetro na hora de escolher um colchão para a cama de uma pessoa. 

É preciso adquirir um modelo que possa, de fato, fazer a sustentação de todas as diferentes partes do seu corpo, sem comprometer a postura da sua coluna – e de seu parceiro, se estiver acompanhada.

Se você, por exemplo, vai dividir uma cama de casal com outra pessoa, precisará levar em conta as necessidades de seu parceiro também. Um bom colchão, com a densidade adequada para a anatomia de seus corpos, pode apresentar maior durabilidade. Pense nisto.

colchoes

Conseil Brasil

Os principais modelos de colchões à venda nas lojas

Para uma noite agradável, só tem uma coisa que um colchão pode oferecer: conforto. Só que, para isto, ele não pode nem ser rígido demais e nem afundar demais, ou seja, deve oferecer boa sustentação. E, para isto, foram projetados dois modelos diferentes de colchão: os de molas e os de espumas. Vamos falar das principais características de cada um.

O colchão de molas apresenta também uma camada de espuma – e esta é favorecida pela ventilação provocada pelas molas, sendo opção perfeita para quem soa demais. 

Dentre os submodelos têm-se as molas entrelaçadas e as ensacadas. E ainda falando das molas, existem algumas mais conhecidas, como as bonnel, de carbono e aço; bem “moles”; além das LFK e das superlastic, que suportam mais peso.

colchoes

BMG Arquitetura

De fato, são muitas opções diferentes de colchões e é normal que você possa ficar confuso na hora de ir às compras. É importante falar com os vendedores para esclarecer quais as melhores opções de densidades. 

Esclarecendo, do número de espuma por metro cúbico do seu futuro colchão e o quanto de pressão ele suportará. São algumas das densidades mais comuns indicadas:

  • D20: indicado para crianças de berço;
  • D26: para pessoas com até 60 kg e 1,80 m de altura;
  • D33: para pessoas com mais de 70 kg e 1,90 m de altura; e
  • D45: para pessoas com mais de 100 kg e 1,90 m de altura.

Agora, se fosse possível cortar todas as camadas dos colchões, você veria que existe muitos outros materiais em seu interior. Os modelos mais vendidos no mercado possuem várias outras características importantes. 

Existem os colchões de uma ou duas faces; os com camada extra de espuma – chamada de ‘pillow top’ -, que oferecem mais conforto e maciez; e os com dupla densidade, extra firmes.

colchoes

Bloco Z Arquitetura

Fora essas opções, existem as famosas promessas de muitos fabricantes. Por exemplo, os colchões antialérgicos, produzidos com materiais que, em tese, não propagam bactérias, fungos e ácaros. 

Também há os colchões magnéticos, que parecem melhorar a circulação. E, por fim, os ortopédicos, que reduzem a pressão sobre o corpo enquanto a pessoa dorme. Mas veja o que dizem os especialistas sobre tudo isto:

“Sempre que você procurar um produto que tem a indicação terapêutica, veja se existe um registro na Anvisa, porque para fazer esse registro você precisa de pesquisa científica e laudos técnicos, o que muitas vezes você não encontra nesse tipo de produto.”

– médico Ricardo Costa Dias, em reportagem de G1

colchoes

Codecorar

O fato é que o mercado tem se esforçado para atender as expectativas dos seus clientes, por isto é que diversificou suas linhas de produtos. Além dos modelos tradicionais, ainda existem as camas box e tantos outros modelos de colchões. São as medidas mais comuns encontradas no mercado:

  • Berços: colchão de 0,6 por 1,30 metros;
  • Camas infantis: colchão de 0,7 por 1,50 metros;
  • Camas infantis: colchão de 0,7 por 1,50 metros;
  • Cama de solteiro adulto: colchão de 0,88 por 1,88 metros;
  • Cama de casal: colchão de 1,38 por 1,88 metros;
  • Cama queen: colchão de 1,58 por 1,98 metros; 
  • Cama king: colchão de 1,93 por 2,03 metros.
colchoes

Renata Popolo

colchoes

Toninho Noronha

Então, o que achou de todas estas dicas? Está pronto para escolher um colchão para você ou para algum membro da sua família? Confira as imagens deste texto como fonte de inspiração e escolha o colchão perfeito para curtir suas férias.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.