Cervejaria transforma garrafas de vidro em areia para construção civil

Por Mariana Castro em 06/04/2017

Para suprir as necessidades de um mundo extremamente industrializado, é necessário a utilização de muita matéria-prima. No entanto, o consumo de madeira e água, por exemplo, prejudica severamente o meio ambiente. Outro ponto alarmante é o uso desenfreado de areia para obras de construção civil. Por ano, são 40 bilhões de toneladas do material para levantar prédios e pontes.

+ Conheça empresas especializadas em reformas

+ Primeira ponte do mundo feita com impressão 3D é inaugurada na Espanha

Isso pode ter graves consequências para o planeta. Diferentemente de outras matérias-primas, a areia não é renovável e, portanto, pode se tornar escassa. Quem sofre com esse cenário são os ecossistemas de onde essa areia é retirada, como praias e ilhas. Para tentar minimizar esse impacto, uma cervejaria da Nova Zelândia desenvolveu uma máquina que transforma garrafas de vidro em areia.

A marca DB Breweries desenvolveu a tecnologia pensando no alto número de descarte de garrafas de vidro. Como o vidro é constituído por 70% de areia, o que a máquina faz é reverter o processo industrial, retomando sua forma natural. Desta forma, a areia é oferecida às construtoras e outras indústrias e os impactos ambientais são reduzidos.

areia - imagem 1 - reproducao

areia - imagem 2 - reproducao

areia - imagem 4 - reproducao

Assista ao vídeo, em inglês, que explica detalhes sobre a invenção:

Fotos: Reprodução