Transforme a decoração da sua casa começando pela sala de jantar

Por Thais Lopes em 28/06/2019

Buffet é um tipo de móvel muito utilizado em propostas de interiores. Arquitetos e designers sabem o potencial que esta peça esconde. 

Sabia que ela pode ser a “chave” da decoração da sala de jantar e até mesmo de outros ambientes de uma casa? 

sala de jantar

Bria Arquitetura

Pois bem, acompanhe este texto para saber mais sobre como harmonizar uma peça dessas na ambientação de seu lar.

sala de jantar

Felipe Hess e INÁ Arquitetura

A valorização do balcão buffet nas propostas de interiores

Para algumas pessoas o buffet pode parecer um balcão comum. Cuidado, isto pode ser um engano.

Não só este móvel tem funções específicas como também pode ditar todo o estilo de uma decoração de sala de estar ou até da casa. 

Existem modelos diferentes a venda no mercado, tantos que você pode dar outros destinos a eles – como fazê-lo ser substituto de um rack na área de estar ou de aparador no hall.

sala de jantar

Analu Andrade

Falando mais especificamente das salas de jantar, o balcão buffet pode ser o protagonista da decoração. Também pode assumir um papel coadjuvante, ficando mais neutro no cenário. 

Mesmo assim, sua função é tão relevante que vale a pena tê-lo em sala. Seu propósito não é apenas preencher uma parede ou um canto vazio do cômodo, mas servir de auxiliar para a mesa de jantar.

O propósito da criação dos buffets pelo design foi, justamente, ser um apoio extra no momento de servir as refeições. Também guardar algumas das peças que serão usadas para servir os alimentos. 

Geralmente, este é o ponto da casa onde as pessoas colocam muitas de suas louças valiosas, como talheres, pratos e travessas. Para a cristaleira – quando houver uma, claro – ficam os copos, xícaras e taças.

sala de jantar

MeyerCortez Arquitetura & Design e BG Arquitetura

Como escolher o modelo de buffet certo para a decoração de casa

Como dito antes, existem vários e vários modelos diferentes de balcão buffet à venda nas lojas. Mas claro que você ainda pode pedir para um projetista desenhar uma peça personalizada de acordo com o seu gosto e necessidades. 

Não devemos esquecer que a peça escolhida deve ser compatível com a decoração que se queira montar e também com todas as características de sua sala.

Não se pode ter um buffet, por exemplo, que seja grande demais para a sala de jantar. Ou então que seu tampo seja muito estreito, impedindo que os pratos e travessas de comida possam ser apoiados devidamente em seu tampo. 

Nem que tenha ornamentos demais que venham a impedir a sua higienização – lugar onde são servidas refeições não se pode ter acúmulo de poeira.

sala de jantar

Studio Bene Arquitetura

Pois bem, fica a dúvida sobre como escolher o buffet certo. A primeira pista já foi dada, comprar uma peça que seja proporcional à sala onde for colocada. 

Depois, a segunda questão que precisa ser levada em conta é o estilo da decoração do ambiente – moderno, clássico, clean, rústico, urbano, rústico ou outro. Também a cartela de cores e a materialidade do conjunto, além do que será guardado dentro do móvel.

sala de jantar

Camila Tannous

Por inúmeras razões diferentes, você ou o seu decorador poderá dizer que na sala de jantar ficará melhor um buffet ou outro. No momento de fazer esta escolha só cuide para não se desviar do seu propósito. 

Será que no ambiente ficaria melhor uma peça mais neutra? Bem, depende do quanto de valor você quer dar a tal peça. Lembre-se que um item desses, estando em destaque, pode mudar completamente a cara do ambiente!

sala de jantar

Vitral Arquitetura

Como adicionar harmonicamente um novo balcão buffet à um conjunto já finalizado

Bem, você pode estar montando sua casa do zero. Agora, e se a decoração de todos os ambientes de seu imóvel já estivesse pronta? Como adicionar um balcão buffet a uma sala de jantar já finalizada? Difícil responder a esta pergunta, não? 

Se precisa de mais espaço para guardar as suas louças, isso é um indício de que precisa de um móvel como esse. Mas, pode ser complicado achar espaço e lugar certo para ele em casa.

sala de jantar

Murilo Grilo

Antes de comprar um novo buffet, estude ao máximo as opções de como harmonizar a peça que você deseja com a decoração do seu lar. 

Veja se organizando de um jeito diferente as cadeiras da mesa de jantar ou colocando tudo isso em um ponto diferente da sala é possível abrir espaço para o balcão. 

Fica melhor ainda se a peça puder ser acompanhada de um painel, quadros, arranjos e outros acessórios mais.

sala de jantar

Mariana Campos

Se sua casa tem um visual comportado demais, pode ser interessante apostar em um buffet com um design diferenciado, cheio de muita cor. Isso também pode ajudar a criar um ponto focal de destaque na sala, desviando a atenção do observador de outras peças sem graça presentes no cômodo. 

No caso de um balcão neutro, com acabamento liso, ele se torna o pano de fundo de objetos ainda mais especiais.

Carol Tasiro

Reflita sobre a necessidade de ter um balcão buffet dentro de casa e inspire-se com as referências. 

Agora é sua vez de pôr em prática as suas ideias. Veja qual a forma de deixar a sua casa ainda mais bonita e atrativa usando essa peça tão versátil!

Estas dicas de decoração com buffet foram criadas pela equipe Viva Decora.