Banksy inaugura hotel artístico para discutir conflito político entre Palestina e Israel

Por Mariana Castro em 09/03/2017

Polêmico e muito talentoso, o artista inglês Banksy está investindo em um novo projeto: o The Walled Off Hotel. O hotel está localizado na Palestina, a poucos metros do muro que a divide de Israel. A intenção é exatamente unificar os lados, contando a história de ambos. Banksy questiona esta divisão no ano que marca o centenário da tomada do controle britânico da região da Palestina.

O espaço, que será inaugurado no dia 11 de março, terá obras de arte assinadas por ele e outros artistas, como Sami Musa e Dominique Petrin. Uma galeria também exibirá os trabalhos de grandes artistas palestinos dos últimos vinte anos, além de um museu dedicado à história do muro. A ideia é, através da arte, promover uma imersão real do visitante neste conflito.

+ Artista cria casas inspiradas em contos de fadas

+ Hotel de luxo tem suíte feita de bambu no México

Serão quatro categorias de quartos, todos decorados pelo próprio Banksy e com vista para a cidade, incluindo o muro. O quarto Artist foi customizado pelos artistas parceiros, o Scenic tem vistas do piso ao teto e o Budget conta com um preço mais acessível (R$ 93,50 por noite) e beliches que pertenceram ao exército israelita.

Por último, o Presidential foi pensado com a ironia política característica do artista. Ele buscou construir um palacete, que conteria tudo que uma mente corrupta busca: banheira para até quatro pessoas, artes originais e caras, um bar privativo, cinema, biblioteca e até um jardim com cascata d’água.

+ Hotel no Vale Sagrado tem quartos de vidro a 400 metros de altura

O hotel estará aberto para visitações e para hospedagens. Tendo sido criado e desenvolvido em quatorze meses, ele funcionará durante este ano ou até quando houver visitantes. Apesar de estar próximo a uma região de conflito, a equipe do hotel garante que sua localização é segura por estar em um bairro movimentado e com comércios e entretenimento ao redor.

banksy - imagem 1 - reproducao

banksy - imagem 2 - reproducao

banksy - imagem 3 - reproducao

banksy - imagem 4 - reproducao

banksy - imagem 10 - reproducao

banksy - imagem 6 - reproducao

banksy - imagem 7 - reproducao

banksy - imagem 8 - reproducao

banksy - imagem 12 - reproducao

banksy - imagem 13 - reproducao

banksy - imagem 9 - reproducao

banksy - imagem 11 - reproducao

Fotos: Reprodução