Arquiteto transforma antiga fábrica em escritório na Espanha

Por Mariana Castro em 16/03/2017

Nada como um novo olhar para rever a beleza de algo antigo. Ninguém diria que uma fábrica abandonada, por exemplo, poderia se tornar um charmoso escritório de arquitetura. Mas, foi exatamente isso que aconteceu com uma fábrica de cimento, em Barcelona. O prédio encantou o arquiteto espanhol Ricardo Bofill.

+ Casa é construída dentro de uma montanha na Espanha

+ Arquiteto projeta ponte invisível na China

O profissional conheceu a fábrica em 1973 e descobriu que ela havia encerrado suas atividades após a Primeira Guerra Mundial. Durante todos esses anos, o complexo foi se deteriorando com a ação do tempo.

Após dois anos de obras, Ricardo conseguiu reconstruir o local para que se tornasse sede de seu escritório, o Taller de Arquitectura. A obra consistiu, basicamente, em derrubar as estruturas das paredes para deixar as vigas e o concreto aparente. Isso deu ainda charme a antiga fabrica.

Além disso, o espanhol investiu em um projeto paisagístico. As chaminés industriais, por exemplo, foram preenchidas por plantas. Hoje em dia, o espaço é chamado de La Fábrica e impressiona por suas dimensões e beleza.

escritorio fabrica - imagem 7 - reproducao

escritorio fabrica - imagem 6 - reproducao

escritorio fabrica - imagem 2 - reproducao

escritorio fabrica - imagem 5 - reproducao

escritorio fabrica - imagem 3 - reproducao

escritorio fabrica - imagem 4 - reproducao

Fotos: Reprodução