Ganhe espaço com armário de cozinha multiuso

Por Thais Lopes em 28/04/2020

Nem sempre o espaço de uma cozinha é tão grande quanto gostaríamos. Mas ele precisa ser, sem dúvidas, o local mais otimizado dentro de uma casa. 

Isto porque, nele, serão desempenhadas muitas atividades. Sendo assim, nele, muitos utensílios serão guardados. Também é preciso de vários equipamentos básicos para o ambiente funcionar bem. Por isto, todo armário de cozinha deve ser o mais funcional possível.

+ Apontador lança site somente com o necessário em tempos de Coronavírus

+ Redobre os cuidados com óculos e lentes de contato em tempo de Coronavírus

Imagine quantas possibilidades as novas marcenarias oferecem neste sentido. Hoje em dia, é possível fazer móveis sob medida e em MDF muito mais resistentes e duráveis, além de macios de serem cortados nas formas mais incríveis possíveis. 

Ou seja, todo o projeto de layout de uma cozinha pode ser dimensionado para atender completamente o gosto e as necessidades dos seus usuários.

armario de cozinha

Aquiles Nicolas Kílaris

Marcenaria para armário de cozinha

Cozinhas são ambientes com bastante exposição à iluminação artificial, ao calor de equipamentos e às gotas e vapores de água. 

Sendo assim, é um espaço que vai precisar de armários com qualidade superior. 

Ou seja, os projetistas de interiores devem conferir todos os detalhes de fabricação dos armários de cozinha para que os usuários possam, no dia a dia, exercer suas atividades sem medo e sem restrições. E é imprescindível que tudo seja bem dimensionado, de fácil limpeza e manutenção.

armario de cozinha

Luis Gustavo Bellini

É interessante que estas marcenarias venham com todas as bordas protegidas. Que elas tenham superfícies lisas e o mínimo de ferragens, incluindo puxadores. Além disso, que possam ficar o mais distante possível do chão – talvez fixadas diretamente às paredes. E que tenham espaços para guardar o maior número de utensílios e equipamentos.

armario de cozinha

Maricy Marcos Borges

A vida moderna exige praticidade

As pessoas desejam alcançar mais facilidade da vida. Isto inclui todos os equipamentos que visam ajudar nas atividades domésticas. 

Para o funcionamento de uma cozinha, por exemplo, são necessários vários equipamentos. que vão precisar de um local certo para serem guardados.

armario de cozinha

Jannini Sagarra Arquitetura

Por isso, os designers e arquitetos têm lidado justamente com este grande desafio, o de solucionar onde todos estes objetos tecnológicos serão guardados dentro dos lares. Cozinhas podem ser amplas, mas podem ser compactas também, dependendo do tipo de imóvel. Independente disso, elas precisam ser completas. E é preciso muita criatividade para resolver como colocar tantos utensílios e aparelhos num mesmo cômodo.

O negócio é tentar otimizar, ao máximo, toda a área da cozinha. E não é apenas a área de piso, mas a verticalidade do ambiente também – ou seja, as paredes. 

armario de cozinha

Indaiá Carmo e Escala Arquitetura

Dito isto, em uma cozinha pode-se ter muitos armários aéreos, torres, nichos, prateleiras, garrafeiros, e balcões com portas e gavetas. Este módulos podem ter apenas um funcionamento ou guardarem muitos segredos diferentes, sendo multiusos.

armario de cozinha

Patricia Kolanian Pasquini e Eliane Mesquita

Balcão multiuso para cozinha

Nas próprias imagens deste texto já é possível ver vários exemplos criativos de balcões multiusos para cozinha. Pra começar, balcão que também é bancada extra para refeições rápidas dentro do ambiente. 

Inclusive, em alguns casos, usou-se um balcão como ilha para cozinha integrada que, de um lado, é bancada de refeições e de outro é armário com nicho para micro-ondas.

armario de cozinha

Camila Chalon

Um balcão simples pode ter uma mesa café embutida – aberta eventualmente por meio de um sistema de rodízios. 

Além do espaço para micro-ondas, os balcões de cozinha podem ter nichos reservados para outros equipamentos, como máquina de lavar louças e cooktop. E, num caso muito especial, sala e cozinha funcionando num mesmo ambiente podem ter um balcão compartilhado com pia de um lado e estante para TV do outro.

armario de cozinha

A.M Studio Arquitetura

armario de cozinha

Lamego Mancini Arquitetura e Andreza Baroni

Então, o que achou dessas ideias? Viu como todo armário de cozinha pode apresentar várias utilidades ocultas? 

Por isso, na hora de escolher seu armário de cozinha, procure peças multiuso. Assim você ganha tempo, praticidade e espaço!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.