9 plantas para cultivar em apartamento

Por Redação Apontador em 29/11/2016

As plantas alegram e dão vida à casa. Mas, para os leigos, cultivar flores e folhagens pode ser um verdadeiro desafio, principalmente em apartamentos. Quais delas gostam mais de sombra? Devo regar de quanto em quanto tempo? Qual o tamanho de vaso ideal?

+ Dicas para cultivar plantas em apartamentos

+ Dicas para reformar a casa neste fim de ano

Para acabar com as suas dúvidas, o site Hometeka fez uma lista com as plantas ideais para cultivar em apartamento. Reproduzimos 9 delas aqui:

Lança de São Jorge

Com sua folhas verticais e em formato cilíndrico, a Lança de São Jorge é ideal para cômodos internos e para decorar os cantos dos ambientes. Pode ser plantada em vasos ou mesmo em jardins de pedra, devido à resistência. Sua irrigação deve acontecer uma vez a cada duas semanas, sem jogar água diretamente sobre as folhas.

Violeta

beautiful violet color flower

Comumente plantada em pequenos vasos, a violeta precisa de água de duas a três vezes por semana. Deve ser exposta indiretamente ao sol e sua variedade de cores enfeita diversos ambientes, desde mesas a parapeitos de janelas.

Begônia

Ideal para ser plantada em vasos, a begônia é uma planta muito colorida que leva vida à decoração. Exige pouca luminosidade e, como a violeta, deve ser regada duas ou três vezes por semana, dependendo do estado de umidade que a terra apresentar.

Palmeira-leque

Com um tronco único, o destaque da palmeira-leque é sua folhagem, bastante chamativa. O ambiente escolhido para a planta deve receber luz indireta e a umidade da terra deve ser constante, por isso recomenda-se a irrigação de três a quatro vezes por semana, além de borrifar água nas folhas.

Antúrio

Conhecida como um curinga para lugares pouco iluminados, o antúrio é mais usado em vasos. Sua cor destaca o local em que é posto, mas não deve ficar em ambientes escuros ou seu crescimento será prejudicado A irrigação pede muita umidade, então deve ser feita de 3 a 4 vezes por semana.

Bromélia

Guzmania Empire

A planta traz tons de cores complementares: vermelho e verde escuro. A luminosidade deve ser indireta, já que a incidência contínua da luz do sol queima a folhagem. Precisa de irrigação frequente, a cada dois dias.

Azaleia

Essa planta exige incidência direta do sol, o que é bom para mantê-la em lugares como varandas. Suas flores podem ter diversas cores, como rosa, vermelho e branco. A irrigação deve ser regular, uma média de dois em dois dias.

Lírio da paz

As folhas brancas dessa planta não podem receber luz direta do sol ou serão queimadas. Dessa forma, ambientes com sombra são seus melhores amigos. O solo deve ficar úmido – média de 3 irrigações semanais. Com o passar do tempo, sua folhagem se esverdeia. Cuidado: essa é uma planta tóxica, então mantenha crianças e animais longe dela.

Bambu da Sorte

bamboo in a pot

Essa espécie não gosta muito de luz e adora umidade. É uma ótima opção até mesmo para banheiros. Ainda assim, você precisa ter o cuidado de regar constantemente. Segundo os conceitos do feng-shui, é uma planta que traz boas energias.

Fotos: iStock.