Veículos à gasolina devem ser substituídos por elétricos até 2025, aponta relatório

Por Mariana Castro em 29/05/2017

Novas alternativas para o uso de combustíveis fósseis têm sido exploradas todos os dias. Seja pelo impacto ambiental que eles causam ou pelo custo benefício dos carros elétricos, o fato é que automóveis que utilizam combustíveis fósseis deverão ser extintos até 2025.

+ Dicas para evitar problemas na hora de abastecer o veículo

+ Estrada que carrega veículos elétricos é testada em Israel

O relatório Rethinking Transportation 2020-2030 (Repensando os Meios de Transporte, em tradução livre) foi elaborado por economistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ele indica que carros elétricos e modelos autônomos feitos sob demanda têm substituído os outros veículos no mercado e devem fazer isso completamente em até sete anos.

Isso se deve aos preços desses carros, muito mais baratos do que os modelos com motor a combustão. O custo de combustível é quase nulo, além de terem uma duração de até 1.6 milhão de quilômetros. Essa expansão será ainda mais intensa quando o preço dos carros elétricos se tornar mais acessível e, principalmente, quando as baterias possuírem uma duração maior.

+ EUA anuncia projeto para ampliar postos de recarga para carros elétricos

Segundo os estudiosos, essa mudança está mais relacionada aos avanços tecnológicos do que a questões ambientais. Os veículos de combustão interna encarecerão cada dia mais e ficará difícil até mesmo o descarte desses. Se as previsões se concretizarem, o preço do petróleo cairia expressivamente e traria profundos impactos para a indústria petrolífera mundial.

Foto: Getty Images