Vantagens de automóveis com tração 4X4
Pessoas aventureiras, que gostam de viajar, fazer trilhas e desbravar as estradas não importa o tempo que faça, precisam de um carro que acompanhe esse ritmo. É em casos assim que se ouve falar frequentemente nos carros com tração 4×4. Essa característica significa que as quatro rodas são motrizes, ou seja, recebem torque do motor.
+ O que é a aquaplanagem e como evitá-la?
+ Qual o momento certo para trocar os pneus do carro?
“Uma dica legal é que a nomenclatura 4X4 já indica a tração”, explica Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat Chrysler Automóveis (FCA). “Carros com quatro rodas e que tenham tração apenas em duas delas, seja nas dianteiras ou nas traseiras, são chamados de 4X2”, continua ele. Outro exemplo é um caminhão com seis rodas, que pode ser 6×2 (seis rodas, duas com tração), 6×4 (seis rodas, quatro delas tracionadas) ou até 6×6 (seis rodas, todas elas recebendo torque do motor).
Para quem está procurando um 4X4, é importante saber que existe mais de uma versão de tração. “Na tração 4×4 permanente, as quatro rodas são tracionadas o tempo todo, e na tração part time, ou sob demanda, a tração 4×4 só é acionada quando há necessidade de maior aderência”, revela Ricardo.
+ Qual a diferença entre direção hidráulica e direção elétrica?
A desvantagem é que o modelo 4X4 permanente, em geral, consome mais combustível. Por outro lado, pessoas que procuram modelos com mais versatilidade, podem considerar o sistema 4X4 com aderência sob demanda. “O benefício é a maior segurança em pisos de baixa aderência, como lama, pedras, cascalho ou até asfalto molhado e/ou escorregadio”, indica o especialista.
Foto: Getty Images