Seis dicas para economizar combustível em viagens de carro

Por Mariana Castro em 11/11/2016

Não existe programa melhor para curtir um feriado ou final de semana do que fazer uma viagem de carro. Seja para a praia ou para o campo, pegar o carro e cair na estrada garante bons momentos. Mas, na hora de planejar esse tipo de viagem, os gastos com o combustível precisam ser cuidadosamente calculados.

+ Seis itens para revisar antes de viajar de carro

+ Oito motivos para você cuidar do estepe do carro

Alguns hábitos ao volante acabam aumentando o consumo de combustível dos veículos. Mas, algumas atitudes simples permitem um passeio agradável, seguro e mais econômico. João Filho, chefe de Engenharia da Ford na América do Sul, reuniu algumas dicas para economizar combustível durante as viagens de carro.

Confira:

Curta a estrada

Muitas vezes, a estrada oferece belas paisagens. Por que não desacelerar e aproveitar a vista? De acordo com um estudo do instituto Natural Resources Canada, aumentar a velocidade de 100 km/h para 120 km/h pode gastar até 20% a mais de combustível. Por isso, evite pisar no acelerador e aproveite a viagem!

Mantenha a manutenção em dia

Faça as revisões recomendadas no manual do proprietário. Trocar o óleo do motor, os filtros de ar e de combustível e alinhar a suspensão do veículo é imprescindível. Além disso, calibrar os pneus diminui a área de atrito do pneu com o solo, o que poupa desgastes no motor e, consequentemente, no combustível. De acordo com o instituto canadense, rodar com até 8 libras abaixo do recomendado pode aumentar o consumo em 4%, além de reduzir a vida útil dos pneus.

Desligue o motor apenas em paradas prolongadas

Outra maneira de economizar combustível é desligando o carro sempre que ele estiver inativo por mais de 60 segundos. Manter o automóvel parado e com o motor ligado, por mais de 60 segundos, consome mais do que desligar o motor e ligá-lo novamente.

Acelere e freie suavemente

Conduzir agressivamente gasta até 15% a mais de combustível, segundo o Natural Resources Canada. O ideal é manter distância do carro à frente, antecipar o tráfego e frear de forma suave.

Use o ar-condicionado com moderação

Em geral, o ar-condicionado força a potência do motor e diminui a sua eficiência. O instituto canadense afirma que seu uso pode aumentar o consumo de combustível em até 20%. Por isso, sempre que possível, abra as janelas e aproveite o ar fresco.

Observe as rotações do motor

O tacômetro, conhecido popularmente como conta-giros, fica no painel do carro e indica as rotações por minuto (identificadas pela sigla rpm) do motor. Há, para cada marcha, a rotação mais adequada. Quanto mais o motor ficar fora do giro indicado, maior será a quantidade de combustível utilizado. No manual do veículo, é possível encontrar a recomendação da velocidade ideal para fazer as trocas de forma mais eficiente.

Foto: Getty Images