Relatório aponta que produção de veículos no Brasil subiu em novembro

Por Patricia Machado em 09/12/2016

Um novo relatório divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) trouxe uma boa notícia para o setor. De acordo com os novos números, a produção de veículos no Brasil cresceu 21,8% em novembro, quando comparado com o mesmo mês de 2015.

+ Uber lança serviço de carros que funcionam sem motorista nos EUA

+ Maior leilão de carros clássicos do mundo acontecerá nos EUA

Ao longo do mês analisado, 213.313 carros, comerciais leves, caminhões e ônibus foram montados, ante os 175 mil veículos produzidos em novembro de 2015. O montante também garantiu ao mês verificado a marca de melhor período de desenvolvimento do ano.

Crescimento do setor

O relatório da Anfavea analisou outros avanços do setor automobilístico. Com relação às vendas, novembro teve a melhor média do ano, com 178,2 mil. Já quanto à exportação de automóveis, o mês bateu o recorde obtido em agosto de 2013, com 57.142 unidades.

Apesar dos números serem positivos, a produção nacional entre janeiro e novembro representou uma queda de 14,6% em relação ao ano passado. Além disso, o setor segue tomando medidas de corte de gastos. Nos últimos doze meses, 8 mil funcionários saíram das empresas por causa de cortes ou planos de demissão voluntária.

Foto: Getty Images