Policiais rodoviários serão proibidos de se esconder com radares

Por Mariana Castro em 24/01/2018

Já diminuiu o número de policiais rodoviários que se escondem com radares portáteis para pegar motoristas infratores “no flagra”. No estado de São Paulo, um projeto de lei está em tramitação para acabar definitivamente com esse tipo de situação.

+ Pedestres e ciclistas que cometerem infrações serão multados a partir de 2018

+ CET lança luta moral que pode ser aplicada por qualquer cidadão

Aprovado na Assembleia Legislativa na última sessão de 2017, o projeto visa garantir os princípios constitucionais de transparência, que são violados quando o policial se esconde atrás de muretas e postes para multar os motoristas. Para o deputado Luiz Fernando Teixeira, o objetivo das sanções deve ser educacional, e não um fomento à indústria de multas decorrentes do motorista ser pego de surpresa.

“O Código de Trânsito Brasileiro é contrário a essa prática por cravar o dever de sinalização das vias, que deve ser compreendida não somente no que se refere ao emprego de placas, mas sim na visibilidade dos agentes responsáveis pela sua fiscalização”, falou o deputado à Quatro Rodas. O projeto agora aguarda a sanção do governador do estado, que deve acontecer até julho deste ano.

Foto: Getty Images