O que fazer ao se deparar com um carro abandonado na rua?

Por Mariana Castro em 11/11/2016

Lataria enferrujada, pneus murchos e vidros quebrados. Ao menos em São Paulo, é comum encontrar carros nessas condições abandonados pelas ruas. Até julho do ano passado, as subprefeituras da cidade já haviam removido 986 veículos em situação de abandono.

+ Bati o carro, e agora? Saiba o que fazer em caso de acidente

Além da poluição visual, eles ocupam vagas que poderiam ser utilizadas por outras pessoas. Caso você se depare com um veículo abadonado na rua, saiba o que fazer:

Para quem denunciar?

Segundo a Secretaria das Subprefeituras de São Paulo, qualquer cidadão pode denunciar o abandono de veículos por meio do telefone 156, pelo site ou indo até uma das praças de atendimento das subprefeituras. Todas as denúncias são verificadas pelo órgão através de ações de fiscalização.

Depois disso, o que acontece?

Após a confirmação da denúncia, uma notificação é fixada no automóvel. Depois de cinco dias úteis, se as devidas providências não forem tomadas pelo proprietário, o veículo passa a ser considerado abandonado e é encaminhado ao pátio da subprefeitura. Antes de ser removido, entretanto, o órgão municipal segue alguns procedimentos. Ele deve verificar com outros órgãos de trânsito (CET e DETRAN) e com a Polícia Militar se o veículo não tem relação com crime, sinistro ou furto, ou se não possui alguma pendência judicial.

+ CET lança multa moral que pode ser aplicada por qualquer cidadão

Quais são as consequências para quem abandona um carro?

De acordo com a Lei da Limpeza Urbana, o abandono de veículos em vias públicas prevê multa no valor aproximado de R$17 mil. Além disso, depois de todas as medidas tomadas pelas autoridades, se o responsável quiser reaver o veículo, deverá arcar com os custos da remoção.

Foto: Getty Images