Lojas e concessionárias terão novo sistema para transferência de carros

Por Patricia Machado em 15/01/2017

A partir de agora, as concessionárias e lojas independentes terão um novo sistema para controlar a venda de carros novos e usados. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução para criar o Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE). O objetivo da medida é evitar que a compra de veículos, tanto pela loja quanto pelo motorista, não seja declarada à Receita Federal.

+ Forde desenvolve cadeira de rodas que entra automaticamente no carro

+ Dicas práticas para economizar o combustível do veículo

A novidade entrará em vigor em julho deste ano. O Renave será um sistema para registrar entradas e saídas de veículos novos e usados que estão no estoque das lojas. Durante a compra de um automóvel, a loja precisará emitir uma nota fiscal eletrônica e cadastrar o veículo no Renave.

Com isso, o veículo passará a fazer parte do estoque da loja ou concessionária. Depois, para vender um automóvel, será necessário emitir a nota fiscal para autorizar a saída do veículo do estoque. Além disso, é necessário que o Certificado de Registro do Veículo (CRV) seja entregue ao novo comprador. Ele será responsável por transferir o bem para o seu nome.

Foto: Getty Images