Ford cria sistema que transforma água do ar condicionado em bebida potável

Por Patricia Machado em 03/10/2016

Engenheiros da Ford criaram um projeto capaz de inovar e promover o bem-estar do motorista, além de preservar o meio ambiente. Eles desenvolveram um sistema que filtra a água que seria desperdiçada pelo ar condicionado do carro e a transforma em água potável e própria para o consumo.

+ Empresa transforma BMW em robô de Transformers

+ China faz teste com ônibus que passam por cima dos engarrafamentos

A tecnologia criada pelos engenheiros Doug Martin e John Rollinger foi batizada de On-the-Go H20. A ideia surgiu durante um novo programa da empresa em que os funcionários deveriam desenvolver novidades para melhorar a experiência do motorista.

A ideia surgiu depois que Doug viu um outdoor em Lima, no Peru, que explicava como um dispositivo era capaz de condensar moléculas do ar, filtrar as mesmas e transformá-las em água potável para abastecer regiões em que pessoas com menor poder aquisitivo não tinham acesso a isso.

Ao colocar essa ideia em prática, os engenheiros criaram um mecanismo para filtrar a água gerada pelo ar condicionado do carro que, até então, era desperdiçada no meio ambiente. E, para melhorar a experiência do motorista ao volante, essa água pode ser consumida em uma espécie de bebedouro que fica entre os bancos.

Por enquanto, o projeto ainda está em fase experimental e não há previsão de ser incluído nos veículos da montadora.

carro que filtra agua - imagem 2 - reproducao

carro que filtra agua - imagem 3 - reproducao

carro que filtra agua - imagem 1 - reproducao

Assista ao vídeo sobre o projeto:

Fotos: Reprodução