Estrada que carrega veículos elétricos é testada em Israel

Por Mariana Castro em 23/05/2017

O uso de veículos elétricos pode reduzir significantemente a poluição do ar nas cidades, uma vez que eles não queimam combustíveis fósseis como os veículos tradicionais. Mas, ainda há fatores que impedem a expansão destes modelos, como a necessidade de baterias caras, volumosas e de curto alcance, além da dependência de estações de recarga.

+ Concessionária inova e vende carros de luxo em máquina de quinze andares

+ Motorista cria pneus que se movem para todos os lados no Canadá

Visando driblar esses obstáculos, uma startup israelense criou, em parceria com o governo local, um projeto de estradas inteligentes que recarregam ônibus e carros através de uma tecnologia implementada em seu pavimento. Uma vez que os automóveis têm campos eletromagnéticos em sua parte inferior, as placas de cobre instaladas na via criariam uma interação com esses campos, gerando energia suficiente para fazê-los se locomover.

Segundo a ElectRoad, empresa idealizadora do projeto, basta pavimentar a estrada com a tecnologia uma única vez e a via funcionará como recarga para qualquer tipo de veículo. O primeiro teste foi realizado em um trecho curto, próximo à sede da companhia, e o resultado positivo rendeu o investimento de US$ 120 mil (R$ 392 mil) do Ministério de Transportes e Segurança Rodoviária de Israel.

+ Uber lançará táxi aéreo até 2020

A empresa equipará, até 2018, parte da rota de ônibus de Tel Aviv com sua tecnologia. O trecho terá, aproximadamente, 1,6 quilômetros e, se gerar bons resultados, permitirá que a infraestrutura seja implementada nos ônibus que ligam a cidade de Eilat, no sul do país, ao Aeroporto Internacional de Ramon. Agora, o grande desafio da ElectRoad é provar que é possível adotar essa tecnologia de forma barata e funcional.

Foto: Reprodução