Estados Unidos sugerem “modo motorista” para uso de celular no carro

Por Mariana Castro em 28/11/2016

Já se sabe que o uso de smartphones tem tomado proporções fora do controle, principalmente para os jovens. Eles passam a maior parte do tempo interagindo com os amigos por mensagem de texto e através das redes sociais do que presencialmente. A situação se torna grave, entretanto, quando eles estão ao volante. E, para isso, foi criado o “modo motorista”, que limita as funções do aparelho celular enquanto a pessoa dirige.

+ EUA anuncia projeto para ampliar postos de recarga para carros elétricos

+ Nova edição do código de trânsito brasileiro chega às livrarias

Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2015 revelou que seis em cada dez acidentes de carro envolvendo jovens entre 16 e 19 anos são causados por distração ao volante. “O modo motorista vai reduzir o potencial de distrações perigosas para o motorista, limitando o tempo que seus olhos ficam fora da estrada”, afirmou em nota o órgão responsável pela segurança na estrada dos Estados Unidos (NHTSA, em sua sigla em inglês).

A sugestão dada pelo órgão não obriga os fabricantes a incluírem a função, mas oferece grandes vantagens na redução de acidentes. Diversas funções do dispositivo ficam bloqueadas enquanto o motorista dirige, como o compartilhamento de imagens e vídeos e navegação. O órgão também sugeriu que os smartphones conversem melhor com os carros, com controles no volante que eliminem a necessidade de tocar na tela, por exemplo. Assim, a maioria dos comandos seria feita por voz, como por exemplo ouvir e responder mensagens no WhatAapp.

+ Os carros que mais valorizam e desvalorizam após um ano de uso

O “modo motorista” se conecta através do sistema multimídia do carro, por meio de uma entrada USB. Até o início deste mês, essas possibilidades se restringiam a carros que já dispunham de tais multimídias, portanto, apenas a lançamentos recentes. Agora, entretanto, o aplicativo pode se iniciar automaticamente em celulares já pareados com o sistema de som do carro. Também será possível acionar o comando de voz sem tocar na tela, apenas com a frase “Ok, Google”.

Foto: Getty Images