Empresa cria proteção digital para evitar acidentes entre carros e motocicletas

Por Patricia Machado em 30/05/2017

O número de acidentes envolvendo carros e motos é grande. No ano passado, 30 mil acidentes com motos foram registrados na Alemanha e 600 deles foram fatais. Para tentar reverter esse número, a Bosch, em pareceria com a Autotalks, Cohda Wireless e Ducati, desenvolveu uma tecnologia para proteger os motoristas ao criar uma espécie de escudo digital.

+ Dicas para evitar problemas na hora de abastecer o veículo

+ Estrada que carrega veículos elétricos é testada em Israel 

Como muitos motoristas não percebem a presença de uma motocicleta, a ideia do projeto é permitir que motocicletas e carros conversem entre si. A tecnologia é capaz enviar dados sobre o tipo de veículo, a velocidade, a posição e a direção antes que os condutores detectem a presença do outro motorista. Essas informações podem ser transmitidas através de um sinal sonoro ou podem aparecer no painel do veículo.

tecnologia para evitar acidentes - imagem 2 - divulgacao

Dessa maneira, os condutores seriam capazes de adotar uma estratégia defensiva para evitar possíveis acidentes. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa, a comunicação entre a motocicleta e o carro é capaz de evitar quase um terço dos acidentes.

Apesar de anunciar a novidade, a marca ainda não informou quando a tecnologia estará disponível para os motoristas.

tecnologia para evitar acidentes - imagem 3 - divulgacao

Fotos: Divulgação