Carros

Como tirar a primeira carteira de motorista

Como tirar a primeira carteira de motorista

Para os brasileiros, tirar a carteira de motorista (CNH) é quase que um ritual de passagem para a vida adulta, já que é preciso ter mais de 18 anos para isso. Saiba agora quais os passos seguir para dar entrada na sua primeira habilitação:

+ Como funciona a carta para deficientes

Primeiros passos

biometria

Muitos não sabem mas, além da idade, também é preciso saber ler, escrever e possuir documentos como RG, CPF e um comprovante de residência para fazer um cadastro gratuito no portal do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e dar início aos processos da retirada da habilitação.

Após preencher o cadastro, já é possível agendar a biometria (coleta eletrônica de suas impressões digitais, da sua fotografia e assinatura) em uma unidade do Detran ou do Poupatempo, para quem mora no estado de São Paulo.

Em muitas cidades, em vez do Detran, é preciso procurar o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e o cadastro precisa ser feito pessoalmente.

Exames

exames

Concluído o cadastro, o candidato recebe uma autorização para fazer os exames médicos e psicotécnicos em clínicas autorizadas pelo órgão de trânsito da cidade. Os endereços dessas clínicas podem, em geral, ser consultados no site do Detran local.

É preciso pagar uma taxa que sai, em média, R$ 45, podendo variar de acordo com a cidade. O valor dos exames é pago diretamente ao médico e psicólogo, e não ao Detran ou Ciretran.

O exame médico serve para verificar as condições do candidato e inclui teste de visão, pressão e eficiência motora. Já o exame psicotécnico avalia a condição psicológica e emocional.

É possível reprovar no último exame por nervosismo. Neste caso, basta marcar um novo teste, sem a necessidade de pagar outra taxa.

Atenção: A partir do momento em que o candidato é aprovado no exame médico, ele tem um ano para concluir o processo de habilitação. Se essa data expirar, é preciso fazer tudo novamente: desde os exames, até as aulas e provas!

Autoescola

22-05-2014.071908_enem-2014

Após a aprovação dos exames, o candidato precisará se inscrever em um Centro de Formação de Condutores (CFC) para participar do curso teórico e prático.

Aulas

1320174052353

É obrigatório cumprir 45 horas de aulas teóricas. O conteúdo do curso é relacionado à legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva, mecânica básica, além de questões ambientais e de cidadania.

Após o término do curso, é preciso fazer a prova teórica. Acertando 70% das questões, o candidato é aprovado e já pode começar as aulas práticas.

Atenção: Se for reprovado na prova teórica, o candidato pode marcar um novo exame, após 15 dias, mediante ao pagamento de nova taxa.

Para as aulas práticas é obrigatório cumprir 25 aulas para a categoria B e 20 aulas para a categoria A. A primeira CNH só pode ser retirada nas categorias A ou B. Há uma opção de tirar as duas categorias simultaneamente, mas, neste caso, é preciso fazer mais 25 horas de aula.

Após a conclusão das aulas práticas, a autoescola marca a prova de direção.

Atenção: Se for reprovado na prova prática, o candidato não precisa fazer mais aulas. É possível marcar um novo exame, após 15 dias, mediante o pagamento de nova taxa.

Aprovação

CNH

Após a aprovação em todo o processo de exames, aulas e provas, o motorista recebe a carteira provisória, que vale por um ano.

A CNH provisória, normalmente, demora 15 dias úteis para ficar pronta e pode ser retirada no Detran, Ciretran ou na autoescola contratada.

Se o motorista não cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima e não reincidir em infração média, depois de um ano ele recebe a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, que vale por mais cinco anos. Até os 65 anos, a CNH deve ser renovada a cada cinco anos. Após essa idade, a validade passa a ser de três anos.

Atenção: Caso o motorista tenha uma multa grave ou ultrapasse os quatro pontos na carteira, terá a carteira suspensa e, para obter outra, será obrigado a começar o processo de novo, desde o início.

A primeira CNH só pode ser retirada nas categorias A ou B. Quem já possui a CNH categoria B, pode tirar, depois de um ano, a categoria C ou D e, após mais um ano, a categoria E. Mas é preciso, para avançar em cada categoria, mais 25 horas de aula.

Mais em Carros

moto-rapiddo

Produção de motocicletas caiu 29,7% em 2016; previsão para 2017 é melhor

Redação Apontador20/01/2017
Man Changing Car's Number Plate

Motoristas de São Paulo podem personalizar a placa do carro; saiba como

Patricia Machado20/01/2017
Blue classic car Beetle

Evento comemora o Dia Nacional do Fusca em SBC no domingo (22)

Patricia Machado19/01/2017
carregar uma picape - divulgacao

Como carregar uma picape com segurança?

Patricia Machado18/01/2017
Arizona Scenic Drive. Driving Down the Road During Scenic Summer

Excesso de velocidade foi responsável por 76% das multas em 2016

Patricia Machado18/01/2017
batmovel de lego - imagem 1 - divulgacao

Batmóvel feito de Lego tem mais de 340 mil peças e pesa 770kg

Patricia Machado17/01/2017
Sao Paulo afternoon rush hour commute

Rodízio de carros volta a vigorar nesta segunda-feira (16) em SP

Patricia Machado16/01/2017
Kindly car manager with customer

Lojas e concessionárias terão novo sistema para transferência de carros

Patricia Machado15/01/2017
Toy car and calculator

Quando e como pagar o IPVA 2017 em São Paulo?

Mariana Castro13/01/2017
prototipo para nova kombi - imagem 1 - divulgacao

Volkswagen apresenta Kombi que dispensa motorista

Patricia Machado11/01/2017
honda riding assist - divulgacao

Honda cria moto que não cai em baixa velocidade

Patricia Machado10/01/2017
Mechanic man holding clipboard and check the car

Os carros mais fáceis e baratos para consertar

Patricia Machado09/01/2017
Refueling Car

Dicas práticas para economizar o combustível do veículo

Patricia Machado06/01/2017
ford e cadeira de rodas - reproducao

Ford desenvolve cadeira de rodas que entra automaticamente no carro

Patricia Machado05/01/2017
Man Driving

Viaduto da Av. Nove de Julho será liberado para carros em SP

Patricia Machado04/01/2017