Como fazer a revisão do carro para as férias

Por Patricia Machado em 15/12/2016

Os brasileiros deverão pegar a estrada nas próximas semanas para aproveitar as festas de final de ano e o período de férias escolares. Para evitar contratempos e dores de cabeça, é importante preparar o veículo antes de sair de casa. Isso garantirá uma viagem segura e tranquila. Por isso, o primeiro passo é levar o automóvel até um mecânico e fazer uma revisão.

+ Seis dicas para economizar combustível em viagens de carro

+ Oito motivos para você cuidar do estepe do carro

Durante a visita, o profissional deve avaliar a qualidade dos pneus, os itens de segurança e o funcionamento das luzes, por exemplo. Para não deixar nada escapar, João Filho, chefe de Engenharia da Ford América do Sul, elencou o que deve ser verificado durante a revisão do automóvel. Confira:

Fluidos

É preciso checar a qualidade e quantidade dos fluidos necessários ao bom funcionamento do carro. São eles: água do limpador de para-brisa, óleo do motor, fluido de freio e líquido de arrefecimento — também conhecido como a água do radiador. O ideal é que essa verificação aconteça com o carro frio pois, quando ligado, o líquido presente no radiador muda de densidade e aparenta ter um volume maior que o real. Além disso, o líquido aquecido produz vapores que podem causar queimaduras. O fluido da direção hidráulica também deve ser verificado a cada 100 mil quilômetros.

Palhetas do para-brisa

Esse item é indispensável para assegurar a visão do motorista ao dirigir em condições adversas — com chuva, por exemplo. Com o tempo, as palhetas ficam gastas e devem ser substituídas.

Luzes

Verifique o funcionamento de todas as luzes disponíveis no veículo, como lanterna, farol baixo, farol alto, farol de neblina dianteiro, guia de led, pisca alerta e luzes de freio. Em alguns casos, é importante certificar-se também que o acendimento automático está funcionando.

suitcases and many bags in the car

Pneus

Procure calibrar os pneus com regularidade. Isso proporciona uma direção mais leve, melhor estabilidade e eficiência do carro, menor consumo de combustível e redução da emissão de gases nocivos na atmosfera. Cada carro possui uma calibragem ideal que pode ser verificada no manual do veículo ou nas portas do carro.

Estepe

Não se esqueça de calibrar o estepe. Além disso, é importante saber onde ele fica, qual o seu estado e como acessá-lo em caso de problemas. Viajar sem estepe, jamais!

Itens de segurança

Antes de viajar, o motorista deve saber onde encontrar o macaco, chave de rodas, gancho de reboque, triângulo e chave de porca. Também é importante pedir para que o mecânico o ensine como usar essas peças.

Foto: Getty Images