Carteira de habilitação terá novo layout a partir de 2017

Por Patricia Machado em 26/12/2016

Alvo constante de falsificações, a carteira de motorista irá mudar em 2017. A partir do dia 2 de janeiro, o documento terá novas cores e itens de segurança. Tudo isso faz parte de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

+ Como tirar a primeira carteira de motorista

+ Como funciona o curso de reciclagem da CNH?

Quem tirar a habilitação a partir da data já receberá o novo desenho, enquanto quem já é habilitado não precisará trocar o documento caso ele esteja dentro da data de validade.

O novo layout da carteira vai trazer diversas ferramentas para assegurar a veracidade do documento. Além de trocar a faixa azul no topo para uma preta na lateral, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá o mapa do Estado emissor do documento.

O documento também terá brasões da República – vistos apenas em luz negra – e holografias com a sigla CNH. Outra novidade é que os números também poderão ser conferidos com luz ultravioleta.

nova carteira de motorista - divulgacao

A nova carteira de habilitação terá três códigos numéricos que vão ajudar a validar o documento: o registro nacional, o número do espelho da CNH e o número de identificação estadual do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Segundo o governo do Estado de São Paulo, 800 mil carteiras de habilitação são emitidas mensalmente.

Fotos: Divulgação