Álcool ou gasolina? Qual é melhor?

Por em 03/02/2016

Com tantos veículos com motor flex, os motoristas passaram a questionar as reais diferenças entre os dois combustíveis, a fim de saber qual seria o mais indicado e econômico.

O cálculo é simples e, para realizá-lo, basta dividir o valor do litro do álcool pela gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, abasteça com álcool. Se for maior, vá de gasolina.

Por exemplo: se o álcool estiver custando R$ 2,19 e a gasolina R$ 3,35, o resultado da divisão do primeiro pelo segundo é 0,65, menor que 0,7. Logo, no duelo dos combustíveis, nesse caso, quem ganha é o álcool.

+ Quinze coisas que você não sabia sobre o trânsito

+ Seis itens para revisar antes de viajar de carro

Como o etanol é um combustível mais limpo que a gasolina, muita gente acha que ele é menos poluente — o que é errado. Sua combustão é menos eficiente e, por isso, acaba lançando no ar mais monóxido de carbono e outros gases.

Em média, os carros consomem 30% a mais de combustível com álcool comparado com gasolina para percorrer a mesma distância. Uma boa ideia é baixar os aplicativos que calculam se a maior economia será com uso da gasolina ou do etanol, desenvolvidos para te ajudar a economizar na hora de abastecer o carro.

Foto: Thinkstock