Universidade irlandesa lança curso de graduação sobre sexo e sexualidade

Por Patricia Machado em 11/07/2016

Para combater o preconceito e promover o conhecimento, a universidade irlandesa Dublin City University anunciou a criação de um curso de graduação sobre sexo, educação sexual e sexualidade. O curso terá um ano de duração e terá a sua primeira turma em setembro deste ano.

+ Sexo faz bem para a pele, diz especialista

+ Etiqueta sexual: existem regras para a primeira vez com o novo parceiro?

Durante as aulas que serão ministradas por médicos, enfermeiros e psicólogos, os alunos do curso poderão aprender sobre a cultura do sexo em diferentes países e sobre a sexualidade entre os gêneros, além de ter aulas sobre doenças sexualmente transmissíveis e educação sexual.

A ideia para a criação do curso surgiu depois que uma pesquisa publicada pelo governo do país revelou que 35% das mulheres irlandesas enfrentaram uma gravidez não planejada e 25% dos homens homossexuais têm algum tipo de doença sexualmente transmissível.

“Quando analisamos o tipo de educação sexual que os jovens tiveram na escola, nós descobrimos que eles tiveram poucas aulas sobre isso”, disse Mel Duffy, coordenadora do curso, ao The Independent. “Além disso, pesquisas mostram que ainda é um constrangimento para as pessoas falarem sobre sexo e isso é preocupante quando pensamos na edução de futuras gerações”, completa.

De acordo com o programa da universidade, quem fizer o curso estará habilitado para trabalhar com educação sexual, ajudar em programas sociais e atender casais com problemas sexuais. O curso é voltado para pessoas de todas as nacionalidades que terminaram o ensino médio.

Foto: Thinkstock