Sexo diminui o estresse? Queima mais calorias do que a corrida? Esclareça esses e outros mitos sexuais

Por Pedro Katchborian em 28/04/2016

Todos temos dúvidas quando o assunto é sexo e muitos mitos e lendas são criados sobre as relações sexuais.

+ Atividade sexual pode ser encarada como um exercício, diz pesquisa

Para esclarecer algumas dúvidas, o jornal The Guardian fez um guia com algumas pequenas lendas sobre sexo — e se disse elas são verdade ou não:

Sexo diminui a sua pressão

  • Falso

Na verdade, aumenta, mas por um breve período de tempo. Há pouquíssimos relatos de pessoas tendo infartos ou derrames durante o sexo. Embora a pressão sanguínea aumente, ela não chega a valores tão altos.

Sexo diminui o estresse

  • Verdadeiro

Uma pesquisa comandada pela Biological Psychology pediu que pessoas mantivessem um diário da atividade sexual e medisse a pressão arterial depois de atividades estressantes, como falar em público. Aqueles que faziam sexo regularmente tiveram desempenhos melhores.

casal prazer sexo

Álcool aumenta a libido feminina

  • Verdadeiro

Doses pequenas de álcool causam um surgimento temporário de testosterona na mulher, o que aumenta a sua libido, de acordo com pesquisas publicadas na Nature.

Finais de semana são melhores para sexo

  • Falso

O melhor dia para fazer sexo, segundo uma pesquisa da London School of Economics, é a quinta-feira. A explicação está num pico de cortisol produzido pelo corpo humano neste dia.

Só os homens têm fantasias sexuais

  • Falso

Estudos relataram que 80% das mulheres tiveram fantasias sexuais com pessoas que não eram os seus parceiros, comparado com 98% dos homens.

Sexo aumenta a inteligência

  • Verdadeiro

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Matyland, o sexo aumenta a criação de neurônios no hipocampus, uma parte do cérebro responsável pela memória de longo prazo.

Pesquisa revela o país onde se faz mais sexo e o melhor dia do mês pra chegar ao orgasmo
Sexo queima mais calorias do que a corrida

  • Falso

Pesquisadores da Universidade de Quebec, no Canadá, destrincharam esse mito. Eis quantidade de calorias queimadas em um minuto:

9,2: homem em uma esteira
4,2: homem fazendo sexo

7,2: mulher em uma esteira
3,1: mulher fazendo sexo