Qualidade do sono pode afetar o seu relacionamento, revela pesquisa

Por Patricia Machado em 09/08/2016

Uma noite mal dormida pode trazer sérias consequências. As pessoas costumam ficar impacientes, irritadas, implicantes e até excessivamente dramáticas quando não dormem o número necessário de horas para repor as energias. Mas o que muitos ainda não sabem é que a má qualidade do sono pode afetar – e até acabar – com os relacionamentos.

+ Alimentos que melhoram a qualidade do sono

+ Dormir duas vezes ao dia é melhor do que ter uma longa noite de sono, afirma pesquisadores

A descoberta foi feita pelos pesquisadores da Florida State University, nos Estados Unidos. Para chegar a esse resultado, eles contaram com a colaboração de 68 casais durante sete dias. Cada voluntário deveria anotar em um diário a sua rotina de sono e responder um questionário que avaliava a sua felicidade com o relacionamento e como ele enfrentava as crises diárias da convivência a dois.

Os resultados mostraram que as pessoas, em especial os homens, relevavam mais os problemas do relacionamento quando tinham passado por uma boa noite de sono. Isso significa que as pessoas que dormem bem são mais felizes no namoro ou casamento e conseguem evitar brigas e desentendimentos.

De acordo com os cientistas, isso acontece porque a falta de sono faz com que as pessoas tomem decisões impulsivas e acabem culpando o relacionamento por seus problemas. Além disso, uma boa noite de sono ajuda as pessoas a terem maior autocontrole.

Foto: Thinkstock