Por que as pessoas costumam fechar os olhos na hora de beijar?

Por em 28/04/2016

Alguma vez você já parou pra pensar por que as pessoas costumam fechar os olhos na hora de beijar? Afinal, podemos até abrir o olho de vez em quando, mas não é nada comum dar um beijo daqueles de olhos arregalados, né!?

+ Como dar o beijo perfeito, de acordo com a ciência

Segundo um estudo realizado por psicólogos da Universidade Royal Holloway, em Londres, na Inglaterra, as pessoas fecham os olhos para manter o foco na tarefa que estão realizando.

O experimento sobre visão e experiência sensorial tátil concluiu que o cérebro tem dificuldade para processar outro sentido ao mesmo tempo em que tem um estímulo visual. “Já se sabia que o aumento das exigências de uma tarefa visual poderia reduzir a atenção em estímulos visuais e auditivos”, explica Sandra Murphy, uma das autoras do estudo, em entrevista ao jornal inglês The Independent.

No entanto, a conclusão publicada no Journal of Experimental Psychology: Percepção Humana e Performance, foi alcançada sem estudar casais se beijando — o foco da pesquisa era entender como os alertas táteis (aqueles que vibram para chamar a atenção da pessoa) dos carros funcionavam para o ser humano.

+ Os beijos mais famosos do cinema

Os voluntários participaram de várias tarefas visuais enquanto seu senso de toque era analisado. Eles completaram atribuições de diferentes níveis de dificuldade e precisaram responder a pequenas vibrações que foram aplicadas em suas mãos. A análise constatou que as pessoas eram mais sensíveis ao tato quando seus olhos estavam fechados.

“Esses resultados podem explicar por que fechamos os olhos quando queremos focar em outro sentido”, disse Polly Dalton, professor de psicologia cognitiva da Royal Holloway ao The Independent. “Ao desligarmos o estímulo visual, podemos nos concentrar em outros aspectos mentais da nossa experiência”, disse.

Via The Independent