Estudo descobre por que você não acha outras pessoas atraentes quando está namorando

Por Patricia Machado em 10/06/2016

Quando estamos em um relacionamento sério, parece que as demais pessoas são sempre feias quando comparadas com o amado. Essa sensação tem uma explicação científica. Para manter um relacionamento, o cérebro de pessoas comprometidas e felizes no relacionamento trabalha para que elas subestimem a beleza alheia.

+ Coque no cabelo pode ser a razão da solterice de muitos homens

+ Dicas para economizar no dia dos namorados – do presente ao jantar

Pesquisadores da Universidade de Nova York e Rutgers conduziram um estudo com 54 pessoas para descobrir o que protegia a mente de casais que nunca traíram os seus parceiros.

Para chegar a alguma conclusão, os cientistas selecionaram fotografias do rosto de dois homens e duas mulheres. Através de programas de edição, eles fizeram dez copias das imagens e também realizaram pequenas alterações na face de cada fotografia. A ideia era deixar o rosto das pessoas mais e menos atraentes, de acordo com dados científicos.

Depois, cada voluntário deveria escolher a imagem que achavam mais atraente. Todas as pessoas que estavam em um relacionamento sério optaram pela fotografia em que a pessoa estava mais feia. Isso foi capaz de provar que quando uma pessoa está namorando, ela subestima a beleza das demais, mesmo que inconscientemente, para proteger o seu relacionamento.

“Indivíduos comprometidos enxergam potenciais parceiros como menos atraentes porque estão felizes com o seu companheiro e sabem que aquelas pessoas poderiam ser uma ameaça ao seu relacionamento”, explicou Shana Cole, uma das autoras da pesquisa, ao Daily Mail.

Foto: Thinkstock