É melhor estar solteiro do que em um relacionamento fracassado, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 27/06/2016

Apesar de antigo, o ditado que diz “antes só do que mal acompanhado” deve ser levado ao pé da letra após a divulgação dos resultados de uma pesquisa realizada pela University of Buffalo, nos Estados Unidos. O estudo foi publicado no Journal of Family Psychology. De acordo com os cientistas, estar em um namoro ou casamento fracassado pode fazer mal à saúde.

+ Games aproximam casais e contribuem para os relacionamentos

+ Descubra as palavras que você deve usar para se dar bem em sites de relacionamento

Para realizar o estudo, os pesquisadores da universidade entrevistaram jovens do estado de Iowa, nos Estados Unidos. O objetivo do projeto era entender por que as pessoas estão preferindo um relacionamento casual ao invés de compromissos mais sérios, como o casamento. Além disso, eles analisaram como isso impactava a saúde dos jovens.

Os voluntários tiveram que responder um questionário capaz de avaliar o grau de comprometimento com a relação, a qualidade do relacionamento, como eles lidavam com críticas e como respondiam ao carinho que recebiam do parceiro.

O time de cientistas também perguntou aos participantes como o casal se comportava quando não estava na companhia do amado e quais situações de risco eles já tinham vivenciado.

Ao analisar os resultados obtidos, os pesquisadores concluíram que relacionamentos fracassados e com pouca qualidade são capazes de afetar a saúde física e mental das pessoas. Já os relacionamentos com alta qualidade fazem bem à saúde.

Por isso, eles acreditam que é mais importante estar em um bom relacionamento do que suportar um namoro pelo status que ele traz aos envolvidos.

Foto: Thinkstock