Ciência tem a fórmula: Como abordar uma mulher e se dar bem

Por em 02/06/2016

Depois de alguns drinks ao longo da noite, de repente, você avista alguém do outro lado de um bar ou de uma balada lotada. Seus olhos se encontram e você percebe que seu corpo está se movendo por conta própria. Sem pensar muito, você se vê simplesmente desviando das pessoas, indo na direção dessa mulher. Na verdade, estará ao lado dela em cinco, quatro, três, dois…

+ Homens que sabem contar boas histórias são considerados mais atraentes, diz pesquisa

Não seria ótimo se houvesse um guia definitivo que desse um passo a passo do que fazer quando a contagem chegasse a um? Tipo um Playbook melhorado do Barney Stinson de How I Met Your Mother? Bem, aparentemente, a ciência tem uma fórmula certeira de como abordar uma mulher — e ainda se dar bem no final. Será? Vale a pena conferir!

Trabalhe rapidamente

As mulheres só têm 180 segundos para decidir o que elas pensam de um homem. Sendo assim, se você quiser deixar essa marca de três minutos no passado, seja breve.

Um estudo de 2010 revelou que a maioria das mulheres gasta, em média, esse tempo avaliando o físico, a atratividade facial, o perfume, o sotaque e a desenvoltura de um cara. O relatório também descobriu que as mulheres raramente mudam seu pensamento após este julgamento inicial. O que leva ao seguinte tópico…

Seja elegante

Em um estudo publicado em novembro de 2015, Peter Jonason, um psicólogo da Universidade de Western Sydney, descobriu que uma aparência desleixada ou desgrenhada era uma das coisas mais brochantes para as mulheres.

Portanto, se você quer transmitir uma boa primeira impressão nos três primeiros minutos, “esteja com as unhas limpas, o hálito fresco, os sapatos brilhando, a camisa passada e o cabelo limpo”, diz Mary Balfour, premiado instrutor de encontros e diretor do Drawing Down the Moon Matchmaking, uma agência de encontros britânica.

Use algo vermelho

O professor Andrew Elliot, psicólogo da Universidade de Rochester, tem estudado o efeito das cores na percepção pessoal — e descobriu que o vermelho tem a melhor aceitação.

“Descobrimos que as mulheres veem homens de vermelho como aqueles com status de alto padrão, mais aptos a ganharem dinheiro e mais propensos a subirem a escada social. E é esse julgamento que leva à atração”, disse Elliot em seu estudo de 2010.

“Quando as mulheres veem o vermelho, isso desencadeia algo profundo e, provavelmente, biologicamente enraizado. Nós dizemos na nossa cultura que os homens agem como animais no domínio sexual, mas parece que as mulheres podem estar agindo como animais nesse sentido”.

Genevieve Zawada, CEO da Elect Club Dating, uma agência de encontros em Londres, alerta: “Uma cor certamente pode fazer um homem se tornar mais confiante — mas é bom tomar cuidado para não exagerar. Curiosamente, quando perguntamos às mulheres cadastradas no site sobre como elas gostam de ver os homens vestidos em um primeiro encontro, a esmagadora maioria respondeu: ‘Com uma boa camisa, um blazer, um jeans e com sapatos limpos'”, disse Zawada.

Esconda seus sentimentos, mas não suas mãos

Apesar de ser dito que a abertura é fundamental nos relacionamentos, a ciência nos diz que “dar uma de difícil” pode até ajudar. Em um artigo na revista Psychological Science, Erin Whitchurch e Timothy Wilson, da Universidade de Virginia, explicaram como agir com indiferença com uma mulher pode fazer com que ela analise seu comportamento e, posteriormente, desenvolva sentimentos por você.

“Quando as pessoas se conhecem pela primeira vez, pode ser que aquele conselho popular seja correto”, diz Whitchurch. “Manter as pessoas no escuro sobre o quanto gostamos delas vai aumentar o quanto elas pensam sobre nós e vai acabar despertando o seu interesse”, explica.

No entanto, embora possa haver vantagens em ser emocionalmente fechado, muitas pesquisas sugerem que, ao mesmo tempo, você deve estar fisicamente aberto. Mantenha suas mãos visíveis em todos os momentos e garanta que o seu peito esteja em uma posição “aberta”, pois isso vai fazer você parecer confiável e honesto.  

Irradie serenidade

A ciência sugere que os homens que são mais propensos a ter sucesso ao abordar uma mulher em um bar se aproximam dela devagar e com calma. 

Fhionna Moore, professora de Psicologia na Universidade de Abertay, conduziu uma equipe de pesquisa que investiga como o estresse afeta as chances com as mulheres e encontrou uma forte ligação entre baixos níveis de cortisol — que estão presentes quando alguém está relaxado — e ser altamente atraente para as mulheres.

Via Telegraph