Casais que bebem juntos são mais felizes, aponta pesquisa

Por Patricia Machado em 25/07/2016

O segredo para um relacionamento duradouro pode estar no consumo de bebida alcoólica. De acordo com um novo estudo publicado no periódico Journal of Gerontology: Psychological Sciences, pessoas que têm o hábito de compartilhar bebidas e drinques com o parceiro são mais felizes no relacionamento.

+ Casais que engordam juntos são mais felizes, diz pesquisa

+ Casal aceita o desafio de ficar algemado por 24 horas

Para chegar a essa descoberta, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, contaram com a colaboração de 2.767 casais que estavam juntos, em média, há 33 anos. Ao longo de dez anos, os casais participaram de entrevistas anuais para responder questões sobre seus hábitos alcoólicos e perguntas para avaliar a qualidade do casamento e nível de felicidade e satisfação com o matrimônio.

Ao computarem os resultados, os cientistas concluíram que os casais que tinham os mesmos hábitos de consumo de bebida alcoólica eram mais propensos a terem um relacionamento feliz do que quando apenas um dos parceiros costumava beber. Por causa disso, o casal que apresentava hábitos diferentes tinha mais chance de enfrentar problemas no relacionamento.

Além disso, o estudo revelou que metade dos voluntários bebia drinques alcoólicos. No entanto, nos casais em que apenas as mulheres bebiam, as esposas relataram maior insatisfação com o casamento.

“Nós não estamos sugerindo que as pessoas devem beber mais ou mudar os hábitos. Não sabemos porque isso acontece, mas pode ser que os casais que fazem mais atividades de lazer juntos tenham uma melhor qualidade conjugal”, disse Kira Birditt, uma das autoras do estudo, ao Reuters Health.

Foto: Thinkstock