Assistir televisão por muito tempo pode causar infertilidade nos homens, indica pesquisa

Por Mariana Castro em 18/08/2016

Se você é apaixonado por filmes e séries e dedica as suas noites e finais de semana para fazer a clássica maratona cinematográfica com os amigos ou com a amada, fique atento. Esse hábito pode causar infertilidade nos homens.

+ Assistir televisão em excesso pode levar à morte, alerta estudo

+ Caminhar uma hora por dia reduz o risco de morte precoce, aponta estudo

Pesquisadores descobriram que passar mais de 5 horas por dia assistindo televisão pode levar à redução de até 30% na quantidade de esperma. Os especialistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, fizeram um estudo com 1.200 homens jovens para descobrir como o hábito de passar horas no sofá afetava a fertilidade masculina.

Os resultados, publicados no Jornal Americano de Epidemiologia, mostraram que homens que não assistiam muita televisão tinham 52 milhões de espermatozoides por mililitro, em comparação a 37 milhões de espermatozoides por mililitro entre os que assistiam televisão demasiadamente. Eles também apresentavam menos testosterona, hormônio necessário para a produção do esperma.

Apesar disso, os cientistas revelaram que passar muito tempo na frente do computador não parecia ter o mesmo impacto. Isso pode estar ligado ao fato de que pessoas que passam mais tempo assistindo televisão tendem a se exercitar menos e se alimentar mais frequentemente de fast foods e comidas gordurosas.

Foto: Thinkstock