Ter amigos ajuda a aumentar a tolerância à dor, de acordo com pesquisa

Por Patricia Machado em 01/05/2016

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, conseguiu descobrir uma importante função para a amizade. Além de terem a missão de segurar a onda quando você bebe um pouco a mais e aceitarem qualquer aventura ao seu lado, seus amigos são os responsáveis por aumentar a sua tolerância à dor.

+ Quantas amizades verdadeiras você tem na sua rede social? Uma nova pesquisa tem a resposta

+ Ter amigos é tão importante para a saúde quanto dietas e exercícios

Para chegar a essa descoberta, o estudo partiu do princípio já comprovado de que a amizade é capaz de gerar boas sensações no cérebro e produzir endorfina. Depois, o grupo de cientistas buscou analisar como isso era capaz de melhorar a sensação de dor através da ajuda de voluntários.

Os participantes da pesquisa tiveram que determinar quantos amigos eles encontravam toda semana. Além disso, eles deveriam explicar qual era o seu grau de intimidade com essas pessoas.

Após essa etapa, os voluntários foram submetidos a um teste bastante doloroso. Eles tinham que se encostar na parede e ficar com os joelhos dobrados – em um ângulo de 90°.

Ao analisar os resultados obtidos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que aguentaram a dor por mais tempo eram aquelas que tinham mais amigos.

Via Daily Mail / Foto: Thinkstock