Sonecas deixam as pessoas mais felizes, garante pesquisa

Por Mariana Castro em 18/04/2017

Não importa o quanto você tenha descansado na noite anterior, a maioria das pessoas adoraria tirar um cochilo durante a tarde – especialmente depois do almoço. Uma pesquisa, recentemente divulgada, provou que, de fato, as sonecas podem deixar as pessoas mais felizes. Mas, não se empolgue: sonecas de mais de 30 minutos podem chegar a ser prejudiciais à saúde.

+ Uma hora de sono após o almoço pode rejuvenescer o cérebro, diz pesquisa

+ Descubra os benefícios do cochilo

Os pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, recrutaram mil pessoas para o experimento que media os níveis de felicidade ao longo do dia. O estudo foi feito online, dividindo os participantes entre os que não cochilavam, os que tiravam sonecas de até 30 minutos e os que dormiam por mais tempo.

Os resultados foram medidos através de uma escala de 0 a 5 para mensurar o grau de felicidade dos voluntários. As pessoas que tiravam cochilos mais breves alcançaram a média de satisfação de 3,67. Os que não dormiam chegaram a 3,53 e os que tiravam longas sonecas, 3,44. De acordo com os cientistas, 66% dos que cochilavam por até 30 minutos relataram se sentir mais contentes.

+ Dormir duas vezes ao dia é melhor do que ter uma longa noite de sono, afirmam pesquisadores

Pesquisas anteriores revelaram que tirar cochilos ao longo do dia ajuda a manter o foco e aumenta a produtividade e a criatividade. Mas, os estudos também alertaram que ultrapassar o tempo considerado ideal pode gerar malefícios, como o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Foto: Getty Images