Sete benefícios do chá verde para a saúde

Por Mariana Castro em 19/01/2017

Bebidas quentinhas têm um lugar no coração de todos. Logo após o almoço ou no meio da tarde, é comum que as pessoas tomem uma xícara de café ou até de chocolate quente. Mas, se você busca uma alternativa saudável para a “hora do cafezinho”, o chá verde é, sem dúvidas, a melhor opção.

+ Onze alimentos que ajudam a aliviar o inchaço

+ Alimentos que ajudam a reduzir a gordura abdominal

Além de muito saborosa, a bebida oferece diversos benefícios para a saúde. Ela costuma ser associada à perda de peso, sendo recomendada em diversas dietas. Mas, essa não é a única vantagem de um dos principais tipos de chá.

O canal do YouTube Good Health 24/7, que produz vídeos sobre saúde e bem-estar, elencou os benefícios que o consumo de chá verde pode proporcionar para o organismo. Confira:

Reduz o estresse 

Dentre os compostos do chá está a teanina, um aminoácido que não é tão comum na dieta da maioria das pessoas. De acordo com estudos sobre o tema, o composto ajuda a relaxar e a controlar sintomas de ansiedade.

Ajuda na perda de peso

O polifenol contido no chá verde é o que faz dele um aliado na hora de perder peso. Essa substância ajuda a acelerar o metabolismo, permitindo que seu corpo queime calorias com mais facilidade.

Woman Checking Waistline

Combate o câncer

O chá verde possui diversos antioxidantes e estudos sugerem que isso pode prevenir o desenvolvimento do câncer. Além disso, de acordo com o Cancer Research, muitas pessoas optam pela bebida pois ela pode melhorar o sistema imunológico.

Melhora a saúde bucal

Um estudo examinou a saúde dentária de 940 homens e descobriu que os que consumiam a bebida diariamente tinham dentes e gengivas mais saudáveis do que os que não bebiam o chá verde. Isso acontece porque a bebida tem efeito anti-inflamatório, prevenindo doenças como a gengivite, por exemplo.

female smile

Reduz o colesterol

Uma análise de onze estudos, envolvendo mais de 821 pessoas, concluiu que o consumo diário de chá preto e verde pode diminuir o colesterol ruim e a pressão sanguínea. De acordo com a National Health Service, as catequinas presentes no chá são responsáveis por isso devido a sua ação antioxidante.

Rejuvenesce a pele

Mais uma vez, os antioxidantes presentes no chá verde são os responsáveis por este benefício. Eles previnem que os radicais livres quebrem o colágeno da pele, mantendo a proteína responsável por manter a pele lisa e sem rugas intacta.

Self-confident brunette looking at reflection

Ajuda na digestão

Devido à alta concentração de antioxidantes, beber chá verde pode ajudar na digestão. Além disso, um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Cincinnati, nos Estados Unidos, descobriu que a bebida também pode aliviar os sintomas de colite, que é uma inflamação no cólon, e da doença de Crohn, que é caracterizada pela inflamação crônica do intestino.

Fotos: Getty Images