Saiba o que o exercício é capaz de fazer com o seu cérebro

Por Patricia Machado em 01/06/2016

De acordo com as orientações do Center for Global Health, instituição americana que lidera pesquisas sobre saúde, toda pessoa deveria reservar duas horas e meia da sua semana para praticar algum esporte que tenha uma intensidade avaliada entre moderada e alta. No entanto, a preguiça e os afazeres do cotidiano fazem com que 80% das pessoas não se exercitem.

+ Esportes para queimar calorias

+ Locais para praticar esportes de graça

Para provar que, além de garantir um melhor condicionamento físico e a perda de peso, o esporte faz bem para a saúde, o jornal The Independent reuniu diversas pesquisas realizadas pela Association for Applied Sport Psychology (AASP) que mostram que o exercício ajuda também no desenvolvimento do cérebro.

Se o bom condicionamento e a perda de peso não são argumentos suficientes pra fazer você se mexer, descubra o que acontece com o seu cérebro quando você faz exercício:

O esporte melhora o humor

Uma recente pesquisa realizada com 8 mil voluntários entre 16 e 65 anos descobriu que o esporte é capaz de fazer com que as pessoas se sintam mais felizes e satisfeitas com a vida. Isso acontece porque o exercício reduz a ansiedade.

Além disso, após os primeiros cinco minutos do início de uma atividade com intensidade moderada, o humor da pessoa melhora, fazendo com que ela tenha a sensação de prazer e felicidade.

Fazer um exercício reduz o estresse

Ter uma rotina de exercícios ajuda o cérebro a combater o estresse e melhora a capacidade da pessoa de enfrentar os problemas do cotidiano.

A atividade física ajuda a pessoa a dormir melhor

Uma pesquisa feita com jovens descobriu que pessoas que se exercitam à noite conseguem dormir melhor, acordar menos durante a madrugada, pegar no sono com rapidez e também são capazes de ter um descanso profundo e reparador.

O esporte aumenta a confiança e autoestima

Como o exercício é capaz de contribuir para a tonificação muscular e perda de peso, isso faz com que as pessoas se sintam mais bonitas e confiantes. Por causa disso, elas terão maior autoestima e estarão mais satisfeitas com a aparência.