Saúde e Bem-Estar

Quando e como devemos consumir frutas?

Quando e como devemos consumir frutas?

Toda criança já ouviu os seus pais mencionarem o provérbio inglês an apple a day keeps the doctor away (uma maçã por dia evita visitas ao médico, na tradução literal) como uma tentativa de fazer com que os pequenos compreendam a importância de comer frutas. No entanto, na maioria dos casos, o provérbio é ignorado e as pessoas consomem poucas frutas.

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“Quem não come fruta tem deficiência de nutrientes. Isso pode causar intestino preso, problemas de pele e visão, queda de cabelo, falta de concentração e dificuldade de aprendizado”, explica Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia que trabalha com uma linha de produtos saudáveis.

Para garantir o bem-estar, o ideal é que a pessoa consuma de três a cinco porções de frutas por dia. O jeito mais prático é medir cada porção a partir da quantidade que cabe na concha da mão. “As frutas têm a função de regular as funções do organismo. Elas previnem o envelhecimento, o câncer, a osteoporose, doenças cardíacas, colesterol e hipertensão, por exemplo”, afirma a nutricionista.

fresh fruit

Mas, ao contrário do que muita gente acredita, as frutas não devem ser consumidas como sobremesa. Elas precisam ser ingeridas antes das refeições ou quando a pessoa está em jejum. “A fruta possui uma alta concentração de frutose, que irá atrapalhar a digestão da proteína consumida durante a refeição. Isso pode causar um certo desconforto durante a digestão”, orienta Cyntia.

Para não exagerar e até se acostumar com o consumo de frutas, recomenda-se que a pessoa fracione as porções ao longo do dia, ao invés de comer tudo de uma vez. “Também é permitido comer as frutas como uma refeição. O ideal é fazer isso no jantar porque o corpo precisa de menos energia, além contribuir para uma boa noite de sono por ser um alimento leve”, diz a especialista.

Quantas e quais frutas devemos consumir por dia?

Tudo que é consumido em excesso engorda. Por isso, optar por frutas mais gordurosas é um erro. De acordo com a nutricionista, além de comer diariamente uma porção de frutas cítricas e ricas em vitamina C, como laranja, abacaxi, limão, acerola e caju, as pessoas devem experimentar as frutas da época.

“As frutas que marcam cada estação do ano possuem menos agrotóxicos e hormônios. Elas também são responsáveis por dar ao organismo o que ele precisa para sua manutenção. No verão, por exemplo, é comum comermos mais melancia porque o corpo precisa de água para se hidratar”, explica Cyntia.

Antes de comer qualquer fruta é importante lavar a mesma em água corrente e deixar em solução clorada. Para evitar problemas de saúde, não lave os alimentos com detergente ou sabão.

Faz mal tomar suco de frutas?

O principal problema do suco de frutas é que, durante a sua produção, as pessoas eliminam o bagaço da fruta, que concentra boa parte de seus nutrientes. Outro problema é que, ao fazer o suco, costuma-se usar mais de uma fruta, fazendo com que a pessoa concentre demais algumas propriedades do alimento, como o açúcar, por exemplo, que pode levar à obesidade e diabetes, especialmente em crianças.

“Independente dos cuidados ao tomar suco, a pessoa deve compreender que se ela não come fruta com frequência, tomar um suco já é algo positivo”, afirma a nutricionista.

Foto: Getty Images

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