Pessoas tendem a beber mais vinho quando ele é servido em taças largas

Por Patricia Machado em 08/06/2016

O clima frio do inverno é convidativo para tomar algumas taças de vinho. E uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge em parceria com a Universidade de Bristol, ambas na Inglaterra, descobriu que as pessoas tendem a beber mais vinho quando a bebida é servida em taças largas.

+ Tomar vinho no jantar faz bem para a saúde e autoestima, diz pesquisa

+ Lugares para tomar vinho em São Paulo

Para chegar a essa conclusão, os cientistas das instituições analisaram os hábitos de consumo de diversas pessoas que frequentaram um mesmo bar por quatro meses. Durante a fase de pesquisa de campo, os voluntários deveriam beber taças de vinho. No entanto, apesar da quantidade servida ser a mesma, a bebida era colocada em três tamanhos diferentes de taça.

Ao analisar os dados obtidos, a pesquisa descobriu que a quantidade de vinho consumida era 9,4% maior quando a bebida era servida em taças mais largas.

“Nós descobrimos que, ao aumentar o tamanho da taça, mesmo sem aumentar a quantidade de vinho colocado no copo, as pessoas têm vontade de beber mais. Uma das razões para isso está no fato de que as taças mais largas mudam a percepção do consumidor, fazendo com que eles bebem mais rápido e acabem pedindo mais”, explicou Rachel Pechey, da Universidade de Cambridge, ao The Independent.

Foto: Thinkstock