Pessoas que compartilham fotos na academia são narcisistas, conclui pesquisa

Por Patricia Machado em 15/08/2016

Quem nunca foi surpreendido com uma repugnante selfie de um conhecido na academia enquanto checava a sua linha do tempo nas redes sociais, não é mesmo? O hábito de tirar e postar fotos capazes de mostrar os músculos e o comprometimento com a vida saudável já virou moda. O problema é que isso pode ser sinal de narcisismo.

+ Pesquisa revela que 25% dos britânicos já fizeram sexo na academia

+ Atividade sexual pode ser encarada como um exercício físico, diz pesquisa

Os pesquisadores da Brunel University London, na Inglaterra, analisaram os hábitos de 555 usuários do Facebook. A ideia era acompanhar as publicações e selfies relacionadas à dieta e exercícios físicos de cada um. Além disso, eles observaram a personalidade dos participantes para entender o que motivava essas pessoas a compartilharem informações sobre a sua forma física.

Após essa etapa, os voluntários do estudo tinham que responder um questionário online que permitia que os cientistas classificassem o nível da autoestima e narcisismo de cada um e avaliassem suas personalidades como extrovertida, neurótica, aberta a novidades, sensível e consciente.

O estudo concluiu que pessoas que postam fotos e selfies  na academia têm tendência a serem narcisistas. Na maioria dos casos, os voluntários compartilhavam esse tipo de publicação porque precisavam de atenção e também tinham a necessidade de se reafirmarem perante os amigos.

No entanto, os psicólogos também ponderam que, apesar das publicações atraírem um grande número de curtidas e comentários de incentivo, essas reações não necessariamente indicam aprovação dos amigos ou demais usuários.

“Esses amigos podem estar educadamente oferecendo seu apoio, mas secretamente reprovando essa exibição egoísta”, afirmou a professora Tara Marshall, uma das responsáveis pela pesquisa, ao Metro.

Foto: Thinkstock