Saúde e Bem-Estar

Passo a passo para se tornar vegetariano

Passo a passo para se tornar vegetariano

Excluir a carne do cardápio já é uma realidade para 15,2 milhões de brasileiros, de acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope. Esse número revela que 8% da população do país mudou os seus hábitos alimentares para se tornar vegetariano.

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“Optar por ser vegetariano ou vegano é um estilo de vida. Ser vegetariano tem ligação com a ética, o meio ambiente e a sociedade e não apenas com uma restrição alimentar”, explica Thaís Bufalo Moraes, nutricionista da Pronto Light, empresa com sede em São Paulo que produz e entrega pratos saudáveis prontos para o consumo.

Os nutricionistas dividem o vegetarianismo em quatro categorias:

  • Ovolacto vegetarianismo: consome ovos, leite e laticínios, além de verduras, legumes e frutas
  • Lacto vegetarianismo: consome leite e laticínios, além de verduras, legumes e frutas
  • Ovo vegetarianismo: consome ovos, além de verduras, legumes e frutas
  • Vegetarianismo estrito: não utiliza e consome nenhum produto de origem animal. Consomem apenas verduras, legumes e frutas e seus derivados

“Muitos estudos relatam que a exclusão do consumo de carnes é prejudicial à saúde porque a alimentação não conseguiria prover todas as vitaminas necessárias para o organismo. No entanto, toda alimentação quando bem equilibrada, consciente e variada tem seus benefícios”, conta a nutricionista.

Estudos realizados nos Estados Unidos compararam grupos vegetarianos e não vegetarianos e descobriram que os vegetarianos têm menor incidência de doenças como hipertensão, problemas cardíacos, diabetes e diversos tipos de câncer.

Ser vegetariano é um estilo de vida

No entanto, nem todas as pessoas podem ser adeptas ao vegetarianismo. “Para adquirir um novo estilo de vida é necessário que a pessoa tenha o acompanhamento de médicos e nutricionistas para saber como o seu corpo responderia a esse novo estilo alimentar”, diz a nutricionista.

Além disso, a pessoa precisará se adaptar à nova dieta. Os primeiros dias são marcados por sintomas como ansiedade, alteração de humor, dores de cabeça, fraqueza, dificuldades para dormir, aumento de peso, constipação e dores musculares.

Para se tornar vegetariano, fique atento ao passo a passo:

  • Passo 1: Procure orientação de um profissional. “Qualquer alteração radical que se refere a alimentação não é indicada porque você pode sentir muito apetite, tonturas e desenvolver problemas de saúde”, diz Thaís
  • Passo 2: Introduza novos alimentos à sua rotina. A ideia é que você seja capaz de explorar ao máximo esses alimentos
  • Passo 3: Reduza progressivamente os alimentos de origem animal. Misture os alimentos de origem vegetal aos alimentos que você gosta para facilitar a adaptação
  • Passo 4: Faça pratos diferentes e com comidas coloridas e temperos naturais
  • Passo 5: Amplie a sua gama de alimentos. Para isso, pesquise e experimente coisas novas. Inclua também oleaginosas e fibras para dar maior saciedade
  • Passo 6: Procure cozinhar a sua comida. Isso ajuda a pessoa a entender o que está fazendo e facilita a aceitabilidade. Além disso, jamais coma apenas carboidratos

“Ao se tornar vegetariano, a pessoa deve ficar atenta à quantidade, qualidade e horários das refeições. A pessoa não pode ficar sem se alimentar”, orienta a nutricionista. “Também é importante conversar com outras pessoas adeptas ao vegetarianismo para descobrir como foi o processo de adaptação para elas”, completa.

Foto: Thinkstock

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