Os benefícios do esporte para o corpo e para a mente

Por Patricia Machado em 08/08/2016

A recomendação médica é de que crianças, adultos e pessoas idosas devem praticar – sempre – alguma atividade física. No entanto, a maioria das pessoas é vencida pelo cansaço e pela preguiça e o hábito de se exercitar termina ainda na infância.

+ Os esportes olímpicos que queimam mais calorias

+ O ato de “descansar” é considerado um esporte na Coréia do Sul

Para entender como o esporte é capaz de influenciar o desenvolvimento do corpo e da mente, o canal do YouTube TED-Ed produziu um vídeo para explicar o tema. De acordo com os cientistas envolvidos no projeto, os exercícios realizados durante a infância são capazes de colaborar para o desenvolvimento dos ossos, além de diminuir o risco de derrame, pressão alta e diabetes.

Os cientistas também revelaram que o esporte realizado em grupo tem uma importante função psicológica a curto e longo prazo. Ao fazer parte de um time, por exemplo, a pessoa aprende a confiar nos outros, a aceitar e oferecer ajuda e a trabalhar em conjunto com outras pessoas para a realização de um objetivo.

Outra vantagem é de que o esporte é responsável por melhorar a autoestima e confiança e também permite que as pessoas saibam enfrentar e lidar com as derrotas.

Veja o vídeo completo, com legenda em português:

Foto: Thinkstock