ONU divulga ranking com os países mais felizes do mundo

Por Mariana Castro em 22/03/2017

Produzido todos os anos pela ONU, o Relatório da Felicidade no Mundo elegeu a Noruega como o país mais feliz do planeta. Para a pesquisa, foram avaliados os níveis de felicidade de 155 países e a nação eleita desbancou a Dinamarca, que se mantinha na primeira posição desde 2014.

+ Relacionamentos são mais importantes para a felicidade do que dinheiro, diz pesquisa

+ Emoções negativas podem ser a chave para a felicidade, revela psicólogo

O estudo foi feito em parceria com o instituto de pesquisas Gallup e universidades de diferentes partes do mundo. Para realizar o cálculo, a pesquisa considerou fatores como PIB per capita, confiança e apoio social que as pessoas recebem do governo e de instituições públicas e sentimentos de generosidade e liberdade.

Para os pesquisadores, o caso da Noruega demonstra que a felicidade da população tem maior importância do que sua renda. Isso porque, apesar da economia do país estar abalada com a queda do valor do petróleo, a população continua esperançosa com o futuro. De acordo com eles, ter a confiança de que o país fará algo bom com seu dinheiro traz uma segurança que altera a percepção de felicidade.

+ Cinco dicas práticas para conquistar a felicidade

O ranking é feito desde 2012 com o objetivo de provar para os líderes a importância de privilegiar o bem-estar da população em suas políticas públicas. Os resultados de 2017 são um exemplo de que o Produto Interno Bruto (PIB) de um país não é, exclusivamente, um indicador de qualidade de vida.

O levantamento mostrou que os dez primeiros países do ranking têm pontuações muito próximas. O Brasil ficou em 22º lugar na lista. Confira o resultado:

1º lugar: Noruega

2º lugar: Dinamarca

3º lugar: Islândia

4º lugar: Suíça

5º lugar: Finlândia

6º lugar: Holanda

7º lugar: Canadá

8º lugar: Nova Zelândia

9º lugar: Austrália

10º lugar: Suécia

Fotos: Getty Images/ Reprodução