Obesidade pode afetar a saúde bucal, diz pesquisa

Por Patricia Machado em 20/07/2016

Uma boa higienização da boca, a correta escovação dos dentes e consultas periódicas ao dentista são capazes de garantir a saúde bucal. Mas, não é só isso. Uma pesquisa apresentada na conferência da Associação Internacional de Pesquisa Dental (IADR) revelou que a obesidade pode causar a periodontite, uma doença que se inicia com uma inflamação na gengiva e causa danos nos tecidos de suporte do dente.

+ Problemas de saúde podem afetar o apetite sexual das mulheres, diz estudo

+ Obesidade pode estar ligada a problemas de memória, diz pesquisa

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em parceria com cientistas da Universidade de Adelaide, na Austrália. O objetivo do projeto era descobrir como o excesso de peso poderia contribuir para o aparecimento de doenças bucais.

Para chegar a alguma conclusão, os pesquisadores acompanharam 539 brasileiros desde o nascimento e até eles completarem 31 anos de idade. Durante a fase de pesquisa de campo, os cientistas avaliavam periodicamente o peso e a saúde bucal dos voluntários.

Ao analisarem os resultados, os cientistas concluíram que ter sobrepeso elevou em 11% o risco de ter uma periodontite. Já a obesidade elevou esse risco em 22%. Além disso, o risco de ter uma periodontite de moderada a severa foi 12% maior entre os participantes com sobrepeso e 27% maior entre os obesos.

Foto: Thinkstock